A ideia é viajar livre, leve e solta, com uma bagagem pequena, porém eficiente. Fazer uma mala grande pode trazer diversos inconvenientes para a sua viagem. Além de ser pesada e difícil de transportar, muitas vezes acaba se tornando desorganizada, dificultando a busca por itens específicos. Sem mencionar que a grande maioria das coisas que levamos acaba não sendo usada durante a viagem. Por outro lado, uma mala inteligente e bem planejada é pequena e prática, contendo roupas adequadas para qualquer momento. Com poucas peças selecionadas com cuidado, é possível criar diversos looks combinando-as entre si, proporcionando praticidade e economizando espaço na bagagem. Dessa forma, você estará preparada para qualquer ocasião, sem carregar peso extra e garantindo um visual impecável em suas aventuras.
10 Dicas para montar uma mala de viagem inteligente
1 – Escolha peças-chave
Opte por roupas básicas e versáteis, como camisetas neutras, o famoso vestido pretinho básico, calça jeans e saias que podem ser combinadas de diferentes maneiras.
2 – Cores e padrões coordenados
Selecione peças que possam ser facilmente combinadas entre si, escolhendo cores e padrões que se complementam. Assim, você terá várias opções de looks com menos itens na mala.
Confira aqui a receita da blusa de tricô listada.
3 – Conjunto confortável
Os conjuntos são ótimas opções, pois suas peças podem ser usadas separadamente, multiplicando os visuais. Um conjunto confortável também pode ser uma excelente escolha para usar durante a viagem.
Veja o “milagre da multiplicação de looks” que a influenciadora Kammy Almeida criou com que esses dois conjuntos, o Dandara e o Comfy, a receita de ambos está disponível aqui no blog.
4 – Roupas versáteis
Aposte em peças que possam ser usadas tanto em ocasiões formais quanto informais, assim você maximiza as opções de looks com menos roupas.
Confira aqui a receita do conjunto de crochê cleming.
5 – Acessórios poderosos
Adicione acessórios como lenços, cintos e bijuterias para dar um toque extra aos seus looks. Eles ocupam pouco espaço na mala e são ótimos para transformar um visual básico em algo especial.
6 – Organize-se
Utilize sacos organizadores para separar diferentes categorias, como roupas íntimas, roupas de praia e acessórios. Isso facilita a localização dos itens e mantém a mala arrumada durante toda a viagem.
7 – Opte por shampoo e condicionador em barra
Cosméticos em barra são leves, ocupam menos espaço, além de ser opções mais amigas do planeta, pois não possuem embalagens plásticas. Para os outros cosméticos e maquiagem, prefira frascos menores e não exagere na quantidade de batons, sombras, etc.
8 – Reduza o volume da mala
Para economizar espaço na mala, experimente enrolar as peças de malha em vez de dobrá-las. Isso ajuda a reduzir o volume e evita amassados indesejados.
No caso de roupas de inverno, tradicionalmente mais volumosas, você pode utilizar uma bolsa a vácuo, que é capaz de deixar uma blusa grossa com a mesma espessura de uma camiseta.
Esse vídeo explica como funciona usando uma blusa de tricô, se achar que vale a pena postar, segue o link: Como economizar espaço na mala? Saco a vácuo? Será que deu certo?
9 – Leve poucos e bons sapatos
Sapatos ocupam muito espaço. Para uma mala inteligente, opte por sapatos confortáveis que permitam criar diversos looks e apropriados para a viagem. Afinal, não adianta levar rasteirinha em uma viagem de inverno para as montanhas!
10 – Aproveite espaços vazios
Utilize os espaços vazios dentro dos sapatos para guardar pequenos itens, como meias ou bijuterias. Isso otimiza o espaço e evita que esses itens se percam na mala.
Posso levar tesoura e agulhas de tricô e crochê no avião?
Essa é uma dúvida comum. Se a ideia é despachar a bagagem, você não terá nenhum problema com a tesoura e agulhas de tricô e crochê no avião. Entretanto, se você pretende viajar apenas com a bagagem de mão, é preciso tomar alguns cuidados.
Tesoura no avião
Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é possível embarcar apenas com tesouras de ponta reta ou arredondada e lâminas de comprimento inferior ou igual a 6 cm medidos a partir do eixo. Uma boa alternativa é substituir a tesoura por um cortador de linhas, assim você não terá problema.
Agulhas de tricô e crochê
Conforme o site da ANAC, agulhas de tricô e crochê podem ser levadas na bagagem de mão, desde que não possuam pontas afiadas, que não sejam feitas de materiais resistentes o suficiente para serem usadas como arma ou causarem danos ao serem projetadas contra o corpo de alguém. De acordo com essa explicação as agulhas de bambu e plástico são as mais indicadas para essa situação.
Prontas para fazer as malas e embarcar na próxima viagem? Lembre-se de planejar com antecedência, pesquisar o clima do destino e levar em consideração as atividades planejadas. Dessa forma, você terá uma mala inteligente, leve e cheia de estilo!
Caso ainda esteja planejando as férias de julho, dê uma olhadinha no post com 9 dicas de viagens aqui no blog.