Como dizia o Profeta Gentileza: “Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido!”
O Profeta Gentileza (José Datrino), vivia no Rio de Janeiro usando uma túnica branca e barba longa, espalhando palavras gentis pelas ruas, praças e transporte público. Se tornou conhecido por pintar frases de fé, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Gasômetro. Foi homenageado em músicas de Gonzaguinha e Marisa Monte. É dele a autoria da famosa frase “Gentileza gera gentileza”.
Por que o mundo ainda carece de gentileza?
É tão fácil ser gentil que é difícil entender por que o mundo ainda carece de gentileza. Atitudes simples como segurar a porta do elevador para alguém entrar, ceder o lugar para uma pessoa mais velha sentar-se, elogiar, usar as palavrinhas mágicas, obrigada e por favor… São pequenas atitudes que não custam nada para quem faz e agradam quem recebe.
Parece que nas redes sociais a falta de gentileza é ainda maior, as pessoas escrevem o que querem sem nem se preocupar com o efeito de suas palavras, como se não estivessem se dirigindo a outros seres humanos.
“Não usem problemas; não usem pobreza; usem amor e gentileza”
Profeta Gentileza
Gentileza no meio artesanal
No meio artesanal geralmente encontramos muita gentileza, um produto feito pelas mãos de outras pessoas é carregado de gentileza, respeita o tempo das coisas, é gentil com as antigas tradições e com o meio ambiente, afinal, não produz peças em larga escala e não desperdiça matérias-primas.
Quando participamos de feiras como a Mega Artesanal e a Fenearte percebemos atos gentis entre as alunas que participam das nossas oficinas, elas estão sempre se ajudando, incentivando umas às outras, algo bonito de se ver.
O ato de adquirir algo de um artesão ou de um pequeno empreendedor é um reconhecimento pelo seu trabalho, uma forma de incentivo e acima de tudo uma gentileza. Presentear alguém é um ato duplo de gentileza para com o artesão(ã) e também com quem recebe.
Já imaginou que bom seria se todos fossem mais gentis? Esse é um movimento do bem que pode começar por nós mesmas. Podemos tentar agir com mais gentileza, respeitando quem está ao nosso redor, usando palavras mais doces e menos agressivas. Dessa forma, em doses homeopáticas, estaremos nos modificando e influenciando outras pessoas a serem mais gentis.
“Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais…”
Profeta Gentileza