10 Dicas Infalíveis para ter um ateliê organizado e inspirador

Você sabia que um ateliê organizado não só facilita sua vida, mas também potencializa sua criatividade? Ter um espaço em ordem não é apenas para as empreendedoras, mas para todas as apaixonadas por crochê, tricô, macramê, bordado e costura, seja como negócio ou hobby. Nesse artigo, vamos compartilhar 10 dicas infalíveis para ter um ateliê organizado, vamos transformar seu espaço de criação em um ambiente inspirador e cheio de boas energias.

1. Faça uma triagem e desapegue

Antes de qualquer coisa, faça uma triagem honesta. Certamente você vai encontrar muita coisa que nem lembrava que tinha! Esse é o momento de desapegar do que não serve mais ou do que você não usa. Isso não só libera espaço, mas também evita gastos desnecessários com a aquisição de materiais em duplicidade.

2. Agrupe por Categorias

Organize seus materiais por categorias, tais como agulhas, acessórios, novelos de inverno e de verão. Em seguida, agrupe esses fios conforme suas cores. Utilize prateleiras, caixas organizadoras, caixotes de madeira ou cestas para reunir cada categoria de forma ordenada.

Vale muito a pena colocar etiquetas nas caixas, elas vão te ajudam a encontrar as coisas com mais rapidez no dia a dia.

Sugiro uma foto das prateleiras da mega ou essa aqui:

 

3. Crie um agulheiro

Agulhas são daquelas coisinhas que sempre parecem sumir quando mais precisamos, né? Então, que tal investir em um agulheiro para manter todas elas no lugar certo e, o melhor, facinhas de achar quando você precisar? Nossa sugestão é o amigurumi em forma de terrário, simplesmente uma fofura que vai deixar seu cantinho ainda mais lindo!

Aprenda a fazer o amigurumi agulheiro mais fofo do mundo. 

 

4. Potes de vidro na organização

Potes de vidro são verdadeiros coringas na organização. Armazene pequenos itens, como marcadores, miçangas, botões e fivelas. Eles também são ótimos para organizar agulhas, se decorados com macramê, tornam-se peças únicas e funcionais.

Confira aqui a decorar potes de vidro com macramê. 

 

5. Painel organizador em crochê

Um pegboard, também conhecido como chapa perfurada, é perfeito para organizar ateliês. Nele é possível colocar prateleiras, cestos e ganchos, deixando tudo a mão e arrumado. Para aproveitar a parede, você também pode criar um lindo painel organizador em crochê, uma ótima escolha para guardar suas agulhas com praticidade e beleza.

Confira aqui a receita do painel organizador de crochê.

 

6. Quadro de cortiça para planejamento semanal

Mantenha um quadro de cortiça ou uma lousa com seu planejamento semanal. Isso ajuda a manter o foco e a organização.

 

7. Ambiente confortável e bem iluminado

Manta de crochê

Certifique-se de que seu cantinho de trabalho seja bem arejado e tenha boa iluminação. Escolha uma cadeira confortável para manter uma postura adequada enquanto trabalha.

 

8. Cesto de trabalho próximo

Tenha um cesto próximo de você para armazenar o trabalho em andamento. Se estiver trabalhando em mais de um projeto, utilize um cesto para cada um.

Confira aqui a receita do cesto de crochê com fio conduzido.

 

9. Organize diariamente

Mantenha o hábito de organizar seu ateliê diariamente ao final do dia. Isso garante que você comece o próximo dia com tudo em ordem, proporcionando mais animação e agilidade.

 

10. Toque pessoal na decoração

Adicione um toque pessoal à decoração do seu ateliê. Pequenas plantas e quadros decorativos ajudam a compor o ambiente, tornando-o mais inspirador. Se você não leva muito jeito para cuidar de plantas, pode fazer uma em crochê.

Confira aqui a receita da planta em crochê. 

Ter um cantinho de crochê organizado é o segredo para aprimorar sua prática crocheteira e desfrutar plenamente dessa maravilhosa atividade. Siga essas dicas e transforme seu ateliê em um espaço onde a criatividade flui livremente.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top