1. Faça uma triagem e desapegue
Antes de qualquer coisa, faça uma triagem honesta. Certamente você vai encontrar muita coisa que nem lembrava que tinha! Esse é o momento de desapegar do que não serve mais ou do que você não usa. Isso não só libera espaço, mas também evita gastos desnecessários com a aquisição de materiais em duplicidade.
2. Agrupe por Categorias
Organize seus materiais por categorias, tais como agulhas, acessórios, novelos de inverno e de verão. Em seguida, agrupe esses fios conforme suas cores. Utilize prateleiras, caixas organizadoras, caixotes de madeira ou cestas para reunir cada categoria de forma ordenada.
Vale muito a pena colocar etiquetas nas caixas, elas vão te ajudam a encontrar as coisas com mais rapidez no dia a dia.
Sugiro uma foto das prateleiras da mega ou essa aqui:
3. Crie um agulheiro
Agulhas são daquelas coisinhas que sempre parecem sumir quando mais precisamos, né? Então, que tal investir em um agulheiro para manter todas elas no lugar certo e, o melhor, facinhas de achar quando você precisar? Nossa sugestão é o amigurumi em forma de terrário, simplesmente uma fofura que vai deixar seu cantinho ainda mais lindo!
Aprenda a fazer o amigurumi agulheiro mais fofo do mundo.
4. Potes de vidro na organização
Potes de vidro são verdadeiros coringas na organização. Armazene pequenos itens, como marcadores, miçangas, botões e fivelas. Eles também são ótimos para organizar agulhas, se decorados com macramê, tornam-se peças únicas e funcionais.
Confira aqui a decorar potes de vidro com macramê.
5. Painel organizador em crochê
Um pegboard, também conhecido como chapa perfurada, é perfeito para organizar ateliês. Nele é possível colocar prateleiras, cestos e ganchos, deixando tudo a mão e arrumado. Para aproveitar a parede, você também pode criar um lindo painel organizador em crochê, uma ótima escolha para guardar suas agulhas com praticidade e beleza.
Confira aqui a receita do painel organizador de crochê.
6. Quadro de cortiça para planejamento semanal
Mantenha um quadro de cortiça ou uma lousa com seu planejamento semanal. Isso ajuda a manter o foco e a organização.
7. Ambiente confortável e bem iluminado
Certifique-se de que seu cantinho de trabalho seja bem arejado e tenha boa iluminação. Escolha uma cadeira confortável para manter uma postura adequada enquanto trabalha.
8. Cesto de trabalho próximo
Tenha um cesto próximo de você para armazenar o trabalho em andamento. Se estiver trabalhando em mais de um projeto, utilize um cesto para cada um.
Confira aqui a receita do cesto de crochê com fio conduzido.
9. Organize diariamente
Mantenha o hábito de organizar seu ateliê diariamente ao final do dia. Isso garante que você comece o próximo dia com tudo em ordem, proporcionando mais animação e agilidade.
10. Toque pessoal na decoração
Adicione um toque pessoal à decoração do seu ateliê. Pequenas plantas e quadros decorativos ajudam a compor o ambiente, tornando-o mais inspirador. Se você não leva muito jeito para cuidar de plantas, pode fazer uma em crochê.
Confira aqui a receita da planta em crochê.
Ter um cantinho de crochê organizado é o segredo para aprimorar sua prática crocheteira e desfrutar plenamente dessa maravilhosa atividade. Siga essas dicas e transforme seu ateliê em um espaço onde a criatividade flui livremente.