Tudo que você precisa saber sobre tingimento natural de fios

Você sabia que é possível tingir suas peças usando plantas e resíduos da sua cozinha? Com técnicas antigas e sustentáveis, que nos conectam com o meio ambiente e com nossa ancestralidade, dá pra conseguir uma variada paleta de cores. Hoje vamos contar tudo que você precisa saber sobre tingimento natural de fios. Mas olha, leia até o final que temos uma novidade boa!
Foto – Elements Envato – Por ckstockphoto

Uma pitada de história!

Desde a pré-história que a humanidade utiliza corantes naturais, mas essas técnicas começaram a ser abandonadas no século XVIII com o desenvolvimento da máquina a vapor, uma invenção que mudou completamente o modo de produção e o mundo. Esse período é conhecido como Revolução Industrial, um movimento que consolidou o capitalismo. A partir desse momento, criou-se um novo modelo de fabricação, que exigia uma produção rápida e em larga escala. E foi para acompanhar esse ritmo acelerado, que os corantes naturais, usados pelos nossos antepassados, foram substituídos pelos sintéticos.

Acontece que todo esse processo de industrialização também é altamente poluente e não valoriza toda a cadeia de produção. Ele propõe um modelo de consumo rápido e descartável, onde a quantidade tem mais importância do que qualidade.

Felizmente a nossa sociedade está percebendo a importância de ter um consumo mais consciente, estamos adotando atitudes que ajudam o meio ambiente e cada vez mais resgatamos antigos saberes, e a utilização de corantes naturais é um deles.

Corantes sintéticos x corantes naturais

Os corantes sintéticos possuem substâncias tóxicas em sua composição e utilizam grande quantidade de água no processo produtivo. O sistema de tratamento dessa água contaminada é complexo e caro, por isso, esses detritos muitas vezes vão parar na natureza.

Por outro lado, o método de coloração sintética é rápido e proporciona maior controle na obtenção das cores desejadas.

os corantes naturais são majoritariamente feitos com plantas, flores, cascas de frutas e sementes. Seus resíduos são nutritivos, não poluem o meio ambiente, aliás, muitas receitas de tinturas são descartadas em compostagem para se transformar em adubo para outras plantas.

No caso do tingimento natural é necessário em primeiro lugar extrair as cores, fervendo os ingredientes com água para depois fazer a coloração. A secagem da peça deverá ser feita naturalmente, sem pressa, respeitando o seu devido tempo.

As cores produzidas naturalmente são únicas. Receitas iguais podem gerar resultados diferentes, pois as cores dos ingredientes mudam conforme o solo, época do ano e forma de cultivo.

Todas essas características fazem com que o tingimento natural se enquadre no conceito de slow fashion, movimento da moda que prioriza a produção local, promove a consciência socioambiental, respeita os produtores, consumidores e pratica preços justos.

Que tipo de fio/tecido posso tingir naturalmente?

BELLA BOTANIQUE

Para o tingimento natural é preciso utilizar fibras naturais como o novo Bella Botanique, um fio cru, 100% algodão, isento de qualquer processo químico e com embalagem feita de papel semente. Tecidos como linho, seda e algodão também são ótimas pedidas. As fibras sintéticas não são adequadas, pois as cores não fixam bem nesse material.

Novidade sobre tingimento natural

Se você se gostou dessa ideia temos uma ótima notícia!

Convidamos a Olívia Pedroni, especialista em tecelagem manual e tingimento natural para nos ensinar a dar os primeiros passos nessa arte.

A Olivia tem um sítio onde cultiva alimentos orgânicos, aos poucos começou a se aventurar no tingimento natural, tudo de forma autodidata, experimentando os materiais que encontrava em sua plantação e nos arredores. Gradualmente foi aprendendo a cultivar e multiplicar espécies nativas e exóticas de tingimento.

Todo esse saber foi ganhando espaço dentro dela até que virou uma ocupação em tempo integral. Atualmente a Olívia cultiva e coleta os materiais tintóreos, faz as colorações naturais dos fios de forma artesanal e com eles cria peças no tear ou crochê.

Videoaulas – Como fazer tingimento natural em casa

Junto com a Olívia, preparamos uma série com três videoaulas ensinando a fazer tingimento natural em casa, desde como preparar o fio até os cuidados para preservar a coloração.

Para as videoaulas você precisará de utensílios básicos como panela, balde e peneira. E sabe o que é legal? Vai reaproveitar sementes que temos certeza de que você jogaria no lixo!

A série de vídeos vai ao ar a partir do dia 07 de setembro em nosso canal do Youtube e Instagram, e segue nas quartas seguintes!

Uma peça tingida naturalmente nos conecta com a terra, com as nossas raízes, e nos transforma em agentes de mudança ambiental.

Assista as videoaulas a seguir e compartilhe essa ideia!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top