Passo a passo de uma Receita fácil de um moderno e colorido Topdown de crochê! O cardigan Monique é uma peça com receita adaptável a vários tamanhos e fácil de crochetar todo feito com a mescla de cores, texturas e toque único dos fios Bora Bora, Monterey e Dubai da coleção Volta ao Mundo com fios Pingouin 2022.
CARDIGAN MONIQUE
BORA BORA/ DUBAI/ MONTEREY
Por Gabi Kyrillos do @gabkyrillos para Ateliê Pingouin
NÍVEL: Fácil
TAMANHO: Adaptável
MATERIAL
1 novelo do fio Monterey na cor 9111
1 novelo do fio Bora Bora na cor 9129
1 novelo do fio Dubai na cor 9094
Agulha de crochê nº 5 mm
Fita Métrica
Tesoura
Agulha de tapeçaria nº 12
Marcadores de ponto
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
Carr: carreira
Corr: corrente
pbx: Ponto baixíssimo
pb: ponto baixo
pa: ponto alto
NOTAS
– Essa peça foi confeccionada no modelo topdown, ou seja, de cima para baixo, e a quantidade de correntes iniciais é baseada numa medida que passe na maioria das cabeças, de forma que você possa vestir confortavelmente, porém, é importante lembrar que, caso você use um fio mais fino ou tenha o ponto mais apertado, o cordão de correntinhas vai diminuir, então é importante que você confira, antes de começar a tecer, se a peça vai passar na sua cabeça.
– A peça foi confeccionada com o mesmo número de agulhas para os três fios utilizados. A diferença de tensão dos pontos que a numeração escolhida ocasiona em cada um dos fios faz parte do modelo.
EXECUÇÃO
- Com o fio Monterey, inicie tecendo um total de 86 corr + 4, de modo que você tenha 26 corr na frente, 26 corr nas costas, 17 corr em cada um dos ombros e 4 corr livres, onde você deverá posicionar os marcadores para tecer os raglans.
- Feche com pbx (com cuidado para não torcer o cordão) e comece a tecer a primeira carreira, onde você fará 1pa para cada corrente e, em cada marcador, 1pa+2corr+1pa, na mesma corrente. Feche com pbx.
- Continue tecendo dessa forma até chegar na altura de fechar as axilas. Experimente a peça para conferir.
- Chegando na altura exata, junte a frente e as costas da peça, deixando o espaço para os braços, e passe a tecer apenas o corpo da peça, unindo os cantos e obedecendo os relevos.
- Quando acabar o fio Monterrey, feche a carreira e comece a tecer com o fio Bora Bora, até a altura desejada.
- Se desejar, faça ponto barra 2×2 na base (o modelo da imagem tem 3 carreiras de ponto barra).
- Arremate.
GOLA: Prenda o fio Dubai na base do pescoço e comece a tecer pontos altos em volta, fechando com 1 PBX ao final de cada carreira (você vai tecer aprox. 20 carreiras dessa forma). Arremate.
MANGAS: Prenda o fio Dubai em uma das mangas e comece a tecer de forma circular. (você vai tecer aproximadamente 19 carreiras dessa forma).
– Atingido o tamanho desejado, inicie uma carreira de pontos altos com diminuições em todos os pontos, ou seja, tecendo sempre dois pontos juntos).
– A partir da segunda carreira, faça as diminuições necessárias para o ajuste no seu antebraço. (é uma manga no modelo ¾).
Dica: Você pode fazer primeiro as mangas, e, com o restante do fio, fazer quantas carreiras for possível na gola.
– Por fim, faça uma carreira de pontos baixos, arremate e esconda os fios.
BAIXE A APOSTILA DIGITAL PARA IMPRESSÃO FORMULÁRIO ABAIXO
E se fizer esse Topdown de crochê, nos marque com a #fiospingouin e a artesã @gabkyrillos em um post nas redes sociais pois amamos ver e compartilhar os resultados de todos vocês <3
FEITO COM FIOS VOLTA AO MUNDO, FEITO COM A-M-O-R, FEITO COM PINGOUIN
MONTEREY Composição: 77% Acrílico e 23% Poliéster/ 100g / 170m/ TEX 588
BORA BORA Composição:100% acrílico/ 100g /160m/ TEX 500
DUBAI Composição: 58% Acrílico e 42% Poliéster/100g / 400m/ TEX 250
À venda nos melhores armarinhos ou também no nosso SITE.
Baixe aqui a receita!
Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.