Conheça e se inspire com os looks de crochê com Samira Carvalho!
A artista, compartilhou conosco, um pouco da sua trajetória e inspirações para suas criações no seu fazer manual.
“Aos doze eu descobri o tricô através das aulas no armarinho da cidade. Éramos eu e as vovós aposentadas… – tão nova e muito interessada em artesanato! – comentavam elas”.
Nascida em Piracicaba, interior de São Paulo, Samira Carvalho veio para a capital do estado, a maior metrópole do Brasil, com apenas 14 anos, no intuito de trabalhar como modelo.
Com o passar dos anos, construiu uma carreira sólida e de sucesso inclusive internacional.
Porém, apesar do trabalho como modelo e atriz, Samira sempre carregou consigo, suas agulhas de crochê e alguns novelos em sua mala de viagem.
Ela nos conta um pouco da sua história com o fazer manual, com o artesanato em geral, confira a seguir seu lindo relato:
“ Lembro das minhas férias quando criança com muito carinho, eu viajava para Marília, cidade da minha família materna. Ao chegar na casa da vovó, e minha grande felicidade, era correr para o quarto onde ela guardava os retalhos de tecido.
Eu ADORAVA costurar fuxico e fazer roupas de boneca. E isso, foi o meu primeiro contato com o fazer manual do qual eu me interesso até hoje.
Aos doze anos, descobri o tricô através das aulas no armarinho da cidade. Éramos eu e as vovós aposentadas… Elas me achavam tão fofinha! Sempre diziam: “tão novinha e tão interessada em artesanato”.
E de fato eu estava muito interessada! Tanto que em seguida eu aprendi crochê através das receitas de revistas de artesanato que encontrava!
Quando fiz 14 anos, tive que me mudar para a capital de São Paulo para seguir a carreira de modelo logo após ganhar um concurso de beleza da capa da Revista “Raça Brasil”. A partir disso, dentro de apenas 2 anos, comecei a viajar para todas as capitais mundiais da moda e trabalhei com muitas marcas renomadas da indústria fashion e publicitárias do mundo.
Com isso, pude ver de perto como funciona a produção de moda, desde a idealização de uma coleção, confecção até tudo isso chegar às passarelas e comerciais de tv…. e a cada trabalho como modelo eu me inspirava com todo esse universo criativo.
Assim, aos poucos, junto com a carreira de modelo, fui desenvolvendo minhas roupas, criando peças para pessoas próximas. Fiz figurinos de shows para amigas, ensaios fotográficos, e a partir disso, comecei a vender as peças, sempre recebendo incentivo das pessoas queridas que sabiam dessa minha paixão pelo artesanato.
E assim nasceu a minha marca “SamBento”. A junção de toda minha curiosidade e criatividade. O crochê e o tricô é um caminho para me expressar ainda mais artisticamente. O que mais gosto com meu trabalho dentro dessas técnicas têxteis, é de misturar cores, formas geométricas, e proporções amplas.
A minha “SamBento” foi muito importante na minha vida no ano de 2020… especialmente por conta da quarentena, o trabalho como modelo e atriz literalmente parou, junto com as produções audiovisuais. Então eu pude focar totalmente nos crochês e tricôs da minha marca.
Estou caminhando e descobrindo possibilidades que a cada dia eu gosto mais!
Faço cada peça com muito carinho e fico realizada quando recebo uma mensagem dizendo que esse afeto colocado na peça foi sentido por quem recebeu.
Nada como fazer aquilo que a gente gosta, não é mesmo? “
Feito por Samira, Feito com amor, Feito com Pingouin.
OBS.: Post inspiração. Receitas não disponíveis.
Receitas gratuitas no nosso blog!
AH! Se você tiver alguma outra artista têxtil que admira, comente aqui pra gente conhecer também <3
Informações Técnicas:
ECO JEANS 85% algodão e 15% outras fibras/ 100g/ 136m/ Tex 735
FLASH 100% Acrílico / 100g/ 200m/ TEX 500/Cartela com mais de 80 cores
LIVERPOOL 100% Acrílico / 100g/ 50m/ TEX 2000/ 12 cores
À venda nos melhores armarinhos do Brasil e também no nosso e-commerce.
2 comentários em “Inspire com o fazer manual de Samira Carvalho! Looks de crochê feitos com Fios Pingouin”
Nossa…ameu a blusa vermelha, tem passo a passo dela?
Olá,
Obrigada pelo carinho essas peças são de inspiração não temos receitas.