A realidade aumentada (RA), integração de elementos virtuais em cenas do mundo real, estará cada vez mais presente em nossas vidas, mas efetivamente, ela já faz parte do nosso cotidiano e a gente nem se deu conta. Alguns filtros do Instagram e jogos, utilizam realidade aumentada, quem aí caçou Pokémon? Esse jogo é um ótimo exemplo dessa tecnologia.
O futuro já é presente, e é sobre algumas das inovações no universo da moda, que vamos falar hoje.
Inovações na moda
A sustentabilidade é uma grande preocupação, a indústria da moda tem se esforçado para produzir roupas e acessórios cada vez mais ecofrendly e a tecnologia contribui muito para isso. O mercado vai produzir roupas cada vez mais inteligentes, tecnológicas e versáteis. Mudanças nas matérias-primas e na forma como as peças serão produzidas vão provocar uma revolução na forma como nos vestimos.
Roupas feitas de algas
As algas são organismos fáceis de serem cultivadas e oferecem uma alternativa aos sintéticos como poliéster e nylon, por exemplo. Tintas e acabamentos de tecidos feitos de algas estão sendo testados por marcas em todo o mundo, incluindo Pangaia, adidas, Patagonia, Levi’s e Puma. Ainda em 2023, as algas começarão a proliferar na moda.
Além do algodão, uma planta muito utilizada na confecção de roupas, outras fibras naturais vão entrar na composição das roupas. Um bom exemplo disso é fio Tomie, da Coleção Mulheres Maravilhosas, composto por bambu e acrílico.
Fibras naturais, isentas de processos químicos que geram resíduos poluentes, como a linha Botanique, farão sucesso na moda daqui para frente. Da mesma forma, tecidos e fios reciclados aparecerão cada vez mais em nossos guarda-roupas, uma amostra disso é o fio EcoJeans da Pingouin, feito com as aparas de jeans da indústria têxtil.
Tecidos tecnológicos
Os tecidos e fios irão agregar benefícios que vão muito além de bom caimento, proteção solar, antichamas, antibacteriano, impermeabilidade são algumas das vantagens adicionais.
Uma dessas inovações foi apresentada no fio Munique, da Coleção Volta ao Mundo, que tem o inovador efeito everfresh, que inibi a proliferação de bactérias causadoras de mal odores, impede a formação de mofo e é antiácaro.
Impressão 3D
A impressão 3D é uma grande aposta da moda, com ela será possível produzir roupas e calçado de forma rápida, barata e personalizáveis de acordo com o biotipo de cada pessoa.
A Adidas lançou recentemente o tênis de corrida Futurecraft Strung, um divisor de águas em termos de tecnologia. O calçado é feito por um software, sua entressola é 4D, impressa em impressoras 3D. Promete oferecer uma performance nunca vista antes.
Tênis modular
Componentes que podem ser destacáveis e intercambiáveis vão transformar o tênis de trilha em uma sandália. Isso trará versatilidade, afinal, um único tênis servirá para diversas ocasiões, além de gerar economia para os consumidores. Provavelmente o tênis modular também terá um impacto positivo no momento do descarte, tornando o produto fácil de ser reciclável. A Vans já deu os primeiros passos e lançou um tênis com solado modular.
Roupas virtuais
Um outro aspecto importante da moda são as roupas virtuais, criadas (e vendidas) exclusivamente para looks de avatares do Metaverso! Sim, você leu certo, roupas virtuais criadas para bonecos virtuais!
Se você não está familiarizada com essa história de Metaverso, aqui vai uma breve explicação: trata-se de um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas poderiam interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Seria uma evolução do jogo Second Life, lançado em 2003.
Conta pra gente, qual dessas inovações você quer que chegue logo?