Festas de Juninas tradicionais e diferentes

Junho está chegando e com ele vêm as festas juninas! Essas comemorações são danadas de boas, repletas de alegria e tradições. É uma mistura de celebração religiosa com muita diversão, comida gostosa e danças animadas. Então, prepare seu vestido caipira mais bonito, coloque o chapéu de palha na cabeça e vamos descobrir algumas das festas juninas mais tradicionais e diferentes do Brasil!

As festas juninas têm uma história cheia de encantos e misturas! Lá atrás, era uma celebração pagã, quando os povos antigos acendiam fogueiras para homenagear seus deuses. Depois, essa tradição foi incorporada pelo catolicismo e, quando os portugueses chegaram por aqui, trouxeram essa festança pro Brasil. Mas sabe como é, a cultura brasileira é uma mistura de influências, e as festas juninas também entraram nessa! Elas foram se adaptando e incorporando as características do nosso povo, se tornando uma festa singular, cheia de variações de uma região pra outra.

6 Festas juninas tradicionais e muito peculiares

Apesar de variar de região para região, em todo o país, a festa junina é uma oportunidade de celebrar a cultura brasileira, reunir a família e os amigos e saborear comidas típicas. Hoje vamos falar de algumas festas juninas super tradicionais e diferentes.

Provavelmente as festas juninas mais famosas do país são o São João de Campina Grande, na Paraíba e o de Caruaru em Pernambuco. Ambas contam com lindas apresentações de quadrilhas, shows de música regional, muita comida típica e diversão, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Mas a nossa ideia é falar de outras festas não tão conhecidas, mas igualmente interessantes.

1 – Festa Junina em São Luís, Maranhão

No Maranhão, o Bumba Meu Boi é a estrela das festas juninas! Uma tradição poderosa e cheia de encanto. Nessa dança deslumbrante, personagens como o boi, o vaqueiro e a índia ganham vida em meio a cores vibrantes e ritmos contagiante. É uma verdadeira celebração da cultura maranhense, com uma história emocionante sobre a morte e ressurreição do boi. Um espetáculo de encher os olhos e o coração! E, claro, uma ótima oportunidade para saborear as comidas locais como o arroz de cuxá, vatapá, torta de camarão seco e torta de caranguejo.

2 – Festa de Santo Antônio em Barbalha, Ceará

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, é uma festa cheia de história. Em 1928, o padre José Correia de Lima teve uma ideia brilhante: fazer um cortejo com um mastro onde a bandeira de Santo Antônio seria hasteada. Desde então, esse costume acontece no final de maio e começo de junho, marcando o início das festas dedicadas ao santo.

Esse cortejo é diferente de tudo que você já viu! Os carregadores do mastro são seguidos por uma multidão de fies (ou seria foliões) animados. Durante o percurso, não falta comida, bebida e música para galera se jogar. Os solteiros, principalmente as mulheres, são incentivados a tocar no mastro. Por quê? Pra conseguir um casamento! O cortejo chega à Igreja Matriz de Barbalha, onde a bandeira é hasteada com toda a emoção.

3 – Arraial do Pavulagem em Belém, Pará

A festa é marcada pela cultura paraense, com danças folclóricas, como o carimbó, siriá e as toadas de boi, celebrando a cultura amazônica e a temporada junina. Além disso, há comidas típicas como o tacacá e o açaí. A celebração começa com um desfile fluvial, onde o Boi Pavulagem e seus convidados (Boi Malhadinho e Boi Orube) são transportados em um barco junto com o mastro de São João. Eles seguem até o cais do porto, onde começa o desfile terrestre com o bloco “Batalhão da Estrela”. O cortejo vai até a Praça da República, onde o mastro é fincado e permanece lá até o fim das festividades juninas, quando é derrubado.

Durante o desfile, é comum ver santos, cavalinhos e os famosos “cabeções”, além de adereços relacionados às festas juninas e às bandeiras. É uma festa superanimada!

4 – Arraial do Banho de São João em Corumbá, Mato Grosso

A festa de São João em Corumbá é uma celebração rica em particularidades e sincretismo religioso. Os festeiros, pessoas que desejam expressar sua gratidão ao santo por graças recebidas, seja por promessas, tradições familiares ou devoção a São João Batista, ou Xangô, organizam festas em suas casas ao longo do dia. Essas festas variam de pequenos encontros a grandes celebrações que ocupam toda a rua. Elas podem ser católicas, do candomblé ou da umbanda, e todas são abertas ao público, oferecendo música e comidas típicas juninas.

Às 18h, dá-se início à procissão, na qual os fiéis das casas acompanham o cortejo em direção à Ladeira Cunha e Cruz. Durante a descida, ritmos corumbaenses, rezas e cantos religiosos acompanham o percurso. Ao chegar às margens do rio Paraguai, os festeiros se reúnem ao redor do andor, onde fazem suas preces e concretizam suas promessas: banhar o Santo, simbolizando o batismo de Jesus realizado por João Batista. Esse momento do banho é muito animado, até mesmo aqueles que não fazem parte do grupo acabam se molhando. As crianças se divertem com essa tradição.

5 – Festa de São Joãozinho Batista em São Borja, Rio Grande do Sul


No Sul também tem festa junina minha gente! A Festa de São Joãozinho Batista é uma celebração cheia de tradições e fervor católico. Ao som de cantos religiosos, a imagem do santinho é retirada da casa da festeira e conduzida em um andor até a Fonte de São João, localizada a algumas quadras de distância. À medida que a procissão passa, as fogueiras se acendem nos quintais das casas, iluminando o caminho, enquanto a criançada solta bombas e foguetes. Ao chegar à fonte, a imagem é carregada nos ombros de um devoto, que consegue atravessar o local sem se molhar. Em seguida, todos retornam à casa da festeira, onde um animado baile acontece ao som de gaita, violão e pandeiro, acompanhado de deliciosas comidas e bebidas. Por lá também existe o costume de “caminhar sobre as brasas”, descalço. Uma tradição impressionante.

6 – Quermesses em São Paulo

São Paulo não brinca em serviço quando o assunto é quermesse! Se você gosta de festas juninas animadas, prepare-se para curtir as melhores quermesses da região. A Festa Junina da Nossa Senhora da Conceição no Tatuapé, a Festa de São Pedro na Vila Independência, a Quermesse do Calvário em Pinheiros e o famoso São João de Nóis Tudim no CTN (Centro de Tradições Nordestinas) são apenas alguns exemplos das festas mais tradicionais e cheias de diversão da cidade.

 Em uma quermesse, basta seguir o aroma irresistível e se deliciar com as comidas típicas: milho-verde, pipoca, maçã do amor, pinhão, canjica, quentão, vinho quente e muito mais. E não se preocupe, você também encontrará barraquinhas com jogos e brincadeiras para se divertir a valer.

Mas a diversão não para por aí! Prepare-se para dançar quadrilha e arrastar o pé ao som de música ao vivo, com bandas ou artistas locais, que vão fazer todo mundo entrar no clima junino. É uma festa que une tradição, animação e alegria para todas as idades.

Essas são apenas algumas das muitas festas juninas tradicionais realizadas no Brasil. Cada região tem suas particularidades e celebrações únicas, mas todas têm em comum a alegria, religiosidade, danças, comidas típicas e a valorização das tradições juninas.

Fique de olho nas nossas redes, em breve teremos receitas típicas para essa época, mas se está ansiosa, baixe o e-book com 9 receitas de crochê para decorar sua festa Junina.

Não perca as próximas novidades!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top