Feltragem, você conhece a técnica? Dicas de como fazer um coelhinho com TOP lã

Saiba mais e confira algumas dicas e um pouco da história da técnica da feltragem com coelhinho para páscoa por Daniele Pirani.
feltragem coelho
Antes de tudo, você já trabalhou com feltragem?
 
Confira a seguir, um pouco sobre o que é a técnica  e separe seus materiais para fazer este Coelhinho fofinho feito pela artesã expert na técnica da feltragem Daniele Pirani.
 
feltragem

A feltragem é o processo mais antigo de se fazer feltro. A técnica era utilizada por muitos povos onde criavam ovelhas e carneiros, e provavelmente surgiu muito antes da tecelagem ou fiação da lã.

Também conhecida no termo inglês ” needle felting”, a técnica da feltragem consiste em transformar a lã cardada (uma etapa anterior da lã em fio, como é mais conhecida por todos) em feltro, não apenas para produzir o tecido como também para criar objetos feltrados. Como resultado, você pode dar asas à sua imaginação criando animais, pessoinhas, flores e enfim, muitas outras formas!

Existem 2 tipos de Feltragem, a molhada (Wet Felting) e a seca com agulhas (Needle Felting). 

Na Técnica Molhada,  as fibras naturais da lã são molhadas com água e sabão e, friccionadas continuamente, até serem compactadas e feltradas.

A Técnica de Feltragem Seca com agulha, a utilizada para fazer esse coelhinho, apesar de mais recente, surgiu na época da Revolução Industrial, quando foram desenvolvidas máquinas que continham inúmeras agulhas com “farpas” que permitiam produzir rapidamente grandes extensões de feltro.

feltragem coelho

Basicamente as farpas destas agulhas faziam com que as fibras da lã se entrelaçassem através da fricção, produzindo assim um tecido compacto. Estas são as agulhas que usamos atualmente, só que isoladamente. Possibilitando fazer inúmeras formas.

E para trabalhar com essa técnica maravilhosa, nós aqui na Pingouin temos a meada TOP lã para feltragem com uma cartela de cores de mais de 15 tonalidades!

feltragem top lã

Dessa forma, a Dani separou para você a lista de material para confeccionar esse coelhinho em feltragem, amanhã postaremos no nosso canal do youtube e também pelo IGTV no instagram, o passo a passo completo:

      Material

 

As agulhadas na lã devem ser de forma suave e a agulha levemente inclinada. Não torça ou entorte a agulha, pois ela é bem frágil e pode quebrar. 

Agora é só experimentar, relaxar e se divertir! Até breve! 

Feito com amor, feito com Pingouin

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

4 comentários em “Feltragem, você conhece a técnica? Dicas de como fazer um coelhinho com TOP lã”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top