Atualmente as crianças se relacionam de forma muito natural com a tecnologia. Se seguramos um smartphone em frente a um bebê, ele rapidamente começa a clicar e a rolar a tela instintivamente. O grande problema desta situação está na superexposição e na exibição prematura a esses estímulos. Para alertar os pais a respeito dessa questão, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) criou um Manual de Orientação sobre a saúde de crianças e adolescentes na era digital.
Por outro lado, as brincadeiras manuais, o contato com a natureza e a interação com outras crianças não têm nenhuma contraindicação. O ato de desenhar, recortar, modelar, ou criar um objeto a partir da imaginação e repertório próprio, é uma maneira de expressar seus sentimentos. Isso as ajudam a entender a origem das coisas, a observar e descobrir novas texturas, sensações e emoções.
Brincadeiras que promovem descobertas
Sabemos que na correria do dia a dia pode parecer mais fácil deixar os filhos distraídos em frente a uma tela, mas para estimulá-los não é necessário seguir um roteiro ou ter interação o tempo todo. As crianças podem se divertir sozinhas com os elementos inesperados, um simples novelo é um mundo de possibilidades, elas são capazes de brincar, criar fantasias e aprender com essas vivências.
Atividades simples como desenhar, criar pompons, ou até aprender os primeiros pontos de crochê, contribui para os pequenos desenvolverem a coordenação motora, a concentração e a capacidade cognitiva.
Receitas que vão encantar os pequenos
Nas mãozinhas das crianças tudo vira brinquedo, sendo assim, que tal envolvê-las na criação de um lindo tapete de pompons? Uma maneira muito divertida de promover descobertas e cumplicidade. Para isso nós preparamos uma receita simples e muito divertida, afinal, a gente sabe a loucura que é a vida dos pais.
E não é só isso! Durante o mês das crianças vamos publicar várias receitas infantis que vão encantar os pequenos. A nossa sugestão é que eles sejam incentivados a participar desses projetos, para que percebam o carinho e a magia presente na criação de uma peça feita com as próprias mãos. São produções lindas e cheias de fantasia, eles vão amar!
Lembre-se, nesse Dia das Crianças, o melhor presente é dar espaço para imaginação.
Conta pra gente, como é a relação com os meios de digitação das crianças aí na sua casa? Se você gostou desse post, compartilhe com as suas amigas.