A história da arte começa nos primórdios da civilização, na pré-história, com as pinturas rupestres, e acompanha todo o desenvolvimento humano. Por meio dela, podemos compreender melhor a nossa evolução.
A história da arte e do artesanato se entrelaçam
Desde a pré-história que a arte e o artesanato se entrelaçam. A partir da fase neolítica, o homem começou a criar objetos úteis para o cotidiano, desenvolveu técnicas de polimento de pedras, cerâmica e tecelagem. Você sabia que há registo de fibras parecidas com lã que datam de um período anterior a 6.000 a.C.? O tecer à mão é um trabalho tão antigo que segue todo o processo evolutivo da humanidade, e é lindo saber que carregamos toda essa ancestralidade em cada peça que criamos.
Com o passar do tempo, o artesanato se desenvolveu e se tornou uma forma de expressão artística em si, que foi valorizada em muitas culturas.
No entanto, a Revolução Industrial, que iniciou por volta de 1760 na Inglaterra, acabou por desvalorizar o artesanato. Ela trouxe à tona o capitalismo industrial, tornando o processo de fabricação muito mais rápido e com produção em larga escala. O fazer manual perdeu espaço para os produtos industrializados. Os artesãos foram para as fábricas e eram submetidos as péssimas condições de trabalho e baixa remuneração.
desvalorizar o artesanato https://brasilescola.uol.com.br/artes/artesanato.htm
A volta da valorização do artesanato
Felizmente, nos dias de hoje o artesanato voltou a ter prestígio. Bordado, crochê, tricô, cerâmica, pintura, patchwork, entre várias outras técnicas se transformaram em objetos de desejo tanto na decoração quanto na moda.
Os indígenas, são considerados os primeiros artesãos brasileiros, pois produziam objetos manualmente, como armas de arco e flecha, artigos feitos com plumas, vestimentas e até mesmo suas próprias casas.
O artesanato é uma forma de expressão artística que remete à cultura daqueles que são responsáveis pela sua produção. É uma maneira de preservação da tradição e de valorização das raízes de cada povo.
Neste Dia Mundial da Arte, celebremos todas as formas de expressão artística, incluindo o artesanato, e reconheçamos a sua importância para a humanidade e como importante fonte de renda de muitas famílias pelo mundo a fora.