Dia da Mentira: como surgiu e uma pegadinha que você vai adorar!

O 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, é uma data que desperta curiosidade e risadas em muitas culturas. Embora sua origem exata seja incerta, existem diversas teorias que tentam explicar como essa tradição surgiu, e no final tem uma pegadinha que você vai adorar!

Possíveis origens do Dia da Mentira

Uma das explicações mais aceitas para a origem do dia 1º de abril, remonta à França do século XVI. Naquela época, o Ano Novo era comemorado no final de março, coincidindo com a chegada da primavera. Em 1564, o rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano, movendo o início do ano para 1º de janeiro. No entanto, alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a celebrar o Ano Novo em abril. Esses indivíduos foram chamados de “tolos de abril” e tornaram-se alvo de brincadeiras e trotes.

Outra teoria sugere que o Dia da Mentira esteja ligado a celebrações como a “Hilária” na Roma Antiga, realizada em 25 de março, e o festival hindu “Holi”, que termina em 31 de março. Ambos os eventos envolvem brincadeiras e podem ter influenciado a tradição do 1º de abril.

O “Peixe de Abril” e outras curiosidades

Na França, é comum colar um desenho de peixe nas costas dos desavisados, chamando-os de “poisson d’avril” (peixe de abril). Acredita-se que isso esteja relacionado à época do ano em que os peixes jovens são mais fáceis de pescar, simbolizando a ingenuidade das pessoas que caem nas pegadinhas.

Chegada ao Brasil

No Brasil, a tradição do Dia da Mentira começou em 1828 com a publicação do periódico “A Mentira” em Minas Gerais. Em sua primeira edição, em 1º de abril, o jornal anunciou falsamente a morte de Dom Pedro I. A notícia foi desmentida no dia seguinte, marcando o início das comemorações do Dia da Mentira no país.

Uma Receita “complicadíssima” para você entrar no clima

Para celebrar o espírito do 1º de abril, que tal aprender uma receita que parece super complicada, mas é surpreendentemente simples? Apresentamos a Bolsa Giga em Tricô de Dedo! Parece difícil, não é? Mas você vai se surpreender com a facilidade.

O que você vai precisar:

  • 1 novelo do fio Giga da Pingouin
  • Seus próprios dedos (sim, nada de agulhas!)
  • Conferir o passo a passo abaixo para fazer a sua!

Aprenda a fazer a Bolsa Giga em Tricô de Dedo aqui. 

Viu só? Nem tudo é o que parece no Dia da Mentira. Às vezes, o que achamos ser complicado é, na verdade, simples e divertido. Então, que tal aproveitar o 1º de abril para se aventurar no mundo do tricô de dedo e criar sua própria Bolsa Giga?

Feliz Dia da Mentira e boas criações!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top