Como conhecemos bem todos os dilemas da maternidade, preparamos esse post com o maior carinho. Aqui você vai encontrar 15 brincadeiras divertidas para distrair as crianças. Algumas são do “fundo do baú” e vão te trazer boas lembranças, outras são ideias novas que ajudam no desenvolvimento delas.
15 brincadeiras divertidas para distrair as crianças
1 – Circuito de obstáculos
Rainy Day Solution: Obstacle Course
Essa é uma brincadeira que ajuda a desenvolver as funções psicomotoras, e as crianças adoram.
Crie um circuito de obstáculos usando o que você tem em casa, como almofadas, baldes, fios coloridos, vassoura, bambolê, cadeiras, etc. A ideia é que as crianças ultrapassem todos eles seguindo algumas regras, por exemplo: rastejar no túnel de cadeiras, caminhar sobre almofadas, pular o fio com os dois pés juntos e assim por diante.
2 – Nova atividade física
As férias é uma ótima oportunidade para apresentar um novo esporte ou uma nova atividade física. Melhor ainda se for ao ar livre e envolvendo outras crianças.
3 – Jogo das mãos e pés
Esse jogo é muito interessante e fácil de fazer. A brincadeira começa com as crianças fazendo os desenhos a partir do contorno de suas próprias mãos e pés. Atenção, é importante que sejam desenhados os membros direitos e esquerdos!
Depois, o desafio é atravessar o circuito tocando os desenhos com as mãos e pés equivalentes.
4 – Telefone sem fio
Uma das brincadeiras que tiramos do “fundo do baú” e garante momentos de pura diversão. É mais uma opção em que as crianças podem participar desde o momento da construção.
Para fazer o telefone sem fio basta furar o fundo de 2 copos plásticos, também podem ser feitos com embalagens fazias, depois amarre um barbante bem comprido conectando os dois copos e o brinquedo está pronto!
Será uma boa oportunidade para explicar como os telefones funcionavam no passado.
Toda criança precisa saber o que é um telefone sem fio!
5 – Jogo das 5 Marias ou Capitão
Aqui vai mais uma brincadeira do “fundo do baú”! E essa é tão antiga que “vem com cheiro de naftalina”, afinal, até as nossas avós jogavam 5 Marias. 😊
Se você não se lembra das regras, vamos refrescar a sua memória: o jogo começa com a criança jogando todos os saquinhos/pedra pra cima de forma que caiam aleatoriamente. Depois o primeiro jogador pega um saquinho/pedra e joga para cima, simultaneamente pega outro antes que o primeiro caia no chão. Se conseguir, a dificuldade vai aumentando, deve-se jogar dois saquinhos/pedrinhas para cima e tentar pegar o terceiro saquinho/pedrinha do chão e assim por diante.
6 – Cuidar de uma plantinha
Cuidar de uma plantinha não é uma brincadeira, mas é uma ótima maneira de ensinar sobre os ciclos da natureza. Isso vai proporcionar muitas descobertas e é uma forma de começar a atribuir pequenas responsabilidades para as crianças, como a de regar a planta, além disso, mexer com terra é muito saudável.
7 – Cama de gato
Aposto que você já brincou de cama de gato! Aliás, qual o nome dessa brincadeira, que é feita com barbante, na sua região?
Um jogo divertido que pode ser feito com os fios que você tem aí na sua sacolinha de crochê.
8 – Cama de gato no corredor
Existe uma outra versão dessa brincadeira que é a cama de gato no corredor ou na sacada do apartamento. Basta prender com fitas adesivas alguns fios em diferentes alturas, criando obstáculos desafiadores para a criança atravessar.
Se amarrar um sininho vai ficar ainda mais divertido, pois, sempre que a criança encostar no fio o sininho vai soar.
9 – Construa labirintos
Para criar um labirinto você vai precisar de uma caixa de papelão, uma bolinha e algumas partes internas do rolo de papel higiênico. Um brinquedo que contribui para o desenvolvimento das crianças, ao mesmo tempo, você pode passar noções de sustentabilidade para elas.
10 – Fazer pompom
Criar pompom é uma atividade divertida e lúdica, as crianças adoram. Dá pra fazer manualmente ou usando um pompom maker. Depois de prontos é possível utilizar de várias maneiras, como neste lindo e colorido tapete.
Veja aqui a receita do tapete feito com pompons.
11 – Desafio dos Copos
Esse jogo é muito bom para transmitir conceitos de trabalho em equipe. O Desafio dos copos consiste em empilhar copos formando pirâmides, para isso as crianças só podem tocar nos seus respectivos fios.
Para essa brincadeira é preciso copos de plástico, 1 elástico (com as pontas amarradas formando um círculo e 4 fios (dois para cada criança).
12 – Ensinar a fazer crochê
O crochê é excelente para desenvolver a capacidade motora fina, por isso vale a pena ensinar os primeiros pontos, ou simplesmente envolvê-las em um projeto divertido como o dragão fantoche.
Veja aqui a receita do Dragão fantoche em crochê.
13 – Jogo para o cérebro
Essa brincadeira é ótima para desenvolver a concentração e capacidade motora, pode ser feita com coisas que geralmente temos em casa, como cordas, copos e bolinhas. Como é uma atividade desafiadora as crianças vão se distrair por um bom tempo.
14 – Colorir a Revistinha Cora e Pingouin
Criança adora desenhar e colorir, por isso, preparamos um presente para elas, uma revistinha da Cora e Pingouin, personagens das tirinhas que publicamos em nossas redes sociais todos os domingos.
Nesse material tem desenhos e atividades para os pequenos. Basta fazer download e imprimir!
Faça download da Revistinha Cora e Pingouin.
15 – Ligue os pontos
As crianças estão bem acostumadas com a atividade de ligar os pontos e formar desenhos, mas a proposta da artesã Carol, do perfil @meiofio_, é realizar essa brincadeira através do bordado, ligando os pontos com fio.
No post, feito para o @sesc24demaio a ideia era desenhar ícones da cidade de São Paulo, mas dá pra fazer com qualquer outro desenho.
Comente aqui embaixo o que você achou dessas ideias e não deixe de compartilhar esse post com outras mães.