Sabemos por experiência própria que o tricô, o crochê e todas as outras técnicas manuais são relaxantes. O foco na atividade, o ritmo dos movimentos das mãos e o aspecto sensorial de dessas atividades, proporcionam uma deliciosa sensação de bem-estar, mas as vantagens não param por aqui.
Técnicas manuais são excelentes terapias
Temos em nossas mãos excelentes terapias para a nossa saúde mental. O tricô, crochê, bordado e várias outras técnicas manuais são ótimas ferramentas contra a depressão, ansiedade e muitos outros benefícios.
O Knit for Peace, uma instituição de caridade do Reino Unido, que conta com 15 mil tricotadores, realizou uma pesquisa com seus membros e, apoiado em diversos estudos científicos, fez uma Revisão da Literatura sobre esse tema. Os resultados desse estudo são surpreendentes, como você verá mais abaixo.
Mindfulness das agulhas
Em um dos estudos, utilizado pelo Knit for Peace, descobriu-se que há uma relação significativa entre tricô e a percepção de se sentir calmo e feliz. Essa sensação tem a ver com o fato de que para realizar trabalhos manuais, é necessário ter atenção plena, um conceito conhecido como mindfulness.
Mindfulness é um tipo de meditação que consiste em manter a atenção no presente, prestando atenção ao que se está fazendo e nas reações do corpo. Essa prática traz muitos benefícios para a saúde, a redução da ansiedade, do estresse crônico, da irritabilidade, são alguns deles. Além disso, o som das agulhas batendo funciona como um mantra calmante.
Tricô contra a depressão e outros distúrbios mentais
As técnicas manuais exigem criatividade e levam a criação de um produto final, algo tangível, que é muito benéfico para pessoas deprimidas que se sentem sem esperança e incapazes.
O tricô se mostrou eficaz no controle da ansiedade em pacientes com anorexia nervosa, eles relataram que o ato de tricotar diminuiu a intensidade de seus medos, que a prática proporcionava um efeito calmante e terapêutico, e que lhes dava uma sensação de orgulho e realização.
Também já foi utilizado tricô como terapia em um centro de reabilitação de drogas e álcool, nesse caso, a técnica contribuiu para o controle do estresse e das emoções, e para ajudar os pacientes a ocupar seus tempos livres, aliviando o tédio, um grande gatilho de recaída para muitos indivíduos em recuperação.
Artes manuais para um envelhecimento saudável
Atividades criativas, de uma forma geral, contribuem para o envelhecimento saudável, promove o desenvolvimento de habilidades, motivação e melhora a autoestima.
Na pesquisa do Knit for Peace, 68% dos entrevistados tinham mais de 60 anos, 87% deles afirmaram que o tricô ajudava a relaxar, 31% sentiram diminuição na ansiedade, 26% redução da pressão arterial, 24% melhora da depressão e 21% alívio da artrite, provando que os benefícios vão muito além da saúde mental.
É importante ressaltar que embora existam todos esses estudos demonstrando os benefícios das artes manuais, é fundamental procurar um médico em caso de qualquer sinal de transtorno mental.
Receitas divertidas para o bem-estar
Que tal começar sua terapia agora mesmo? Preparamos um e-book com receitas divertidas que promovem o bem-estar. Nesse material ensinamos 4 receitas com emoji, aquelas carinhas divertidas que usamos nos aplicativos de mensagens e redes sociais.
Baixe aqui o ebook com receitas de crochê com emoji.
Sobre o Setembro Amarelo®
O Setembro Amarelo® é uma campanha de prevenção ao suicídio, realizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Um tema sério que precisamos cuidar com carinho.
Depressão, transtorno bipolar, transtornos relacionados a uso de drogas (lícitas ou ilícitas), esquizofrenia e transtornos de personalidade, são doenças mentais. É fundamental, que sejam diagnosticadas e tratadas corretamente, para prevenir atos extremos como o suicídio.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
O site da Campanha Setembro Amarelo® está repleto de material sobre os fatores de riscos e sinais de alerta. Vale a pena consultar para aprender a conhecer os sinais de que algo vai mal.
Compartilhe esse post e faça essa informação chegar mais longe.