Emily (Lily Collins), é uma executiva de marketing de Chicago, Estados Unidos, que é transferida para Paris com o objetivo de colocar um olhar mais americano no mercado de luxo francês. Apesar de ser workaholic (viciada em trabalho) e muito criativa, Emily não está familiarizada com a cultura local e nem mesmo fala o idioma, o que gera uma série de problemas e situações embaraçosas.
Através de seus personagens a série explora diversos estilos de moda, quem gosta de Gossip Girl e Sex and The City vai também vai curtir Emily em Paris, embora a relação da protagonista com a chefe megera muitas vezes nos remete ao filme O Diabo Veste Prada.
Figurino de Emily em Paris – Primeira temporada
As francesas são conhecidas pela elegância e cores neutras, entretanto Emily chega esbanjando personalidade com seus looks coloridos e ousados. Logo na primeira temporada fica claro que ela se esforça para se encaixar nesta nova cidade, mas os seus conhecimentos sobre os costumes locais são superficiais e isso acaba dificultado as coisas. Todo esse contexto é expresso através da originalidade das composições vestidas por ela e que destoam dos personagens locais.
Muitas peças vintages e de brechós, compondo com itens atuais, foram utilizadas nos figurinos da primeira temporada, isso deu um charme especial aos looks de Emily. Além das cores, a personagem principal usou bucket hat, minisaias com botas, mix de texturas, lenços e um vestido mídi preto muito parecido com o que a atriz Audrey Hepburn usou no filme Cinderela em Pari (1957), aliás existe bastante semelhança física entre Lily Collins e Audrey Hepburn.
Figurino de Emily em Paris – Segunda temporada
Na segunda temporada Emily já está um pouco mais familiarizada com o life style parisiense, embora ainda tenha muito a aprender. Ela agora já mostrou do que é capaz e vai ficando cada vez mais confiante e ousada. Incorpora ao seu guarda-roupas as candy colors, boinas, vários tipos xadrez, poás, luvas e algumas peças em tricô.
Os outros personagens da série também chamam a atenção pelo figurino, a chefe Sylive (Philippine Leroy-Beaulieu) tem um estilo clássico sensual, Mindy é exuberante, parece estar sempre pronta para subir ao palco, já Camille (Camille Razat), é mais casual e elegante. Os figurinos dos homens também chamam a atenção e ajudam a construir a personalidade de cada um deles.
Figurino de Emily em Paris – Terceira temporada
Na terceira temporada, Emily decide morar de vez em Paris, seu figurino encorpou algumas peças mais sóbrias, inspiradas nos looks de sua chefe, enquanto Sylvie fica mais colorida, mostrando que houve uma simbiose entre as duas.
Ainda existe muita cor nos looks de Emly, afinal essa é a sua marca registrada, suéteres coloridos, botas metalizadas, plumas, volumes, mangas esculturais e uma pitada de anos 60.
Para essa terceira temporada, a figurinista Marylin Fitoussi selecionou 40 mil peças, entre roupas e acessórios, das principais grifes como Valentino, Kévin Germanier, Grace Ling e peças de arquivo de Jean Paul Gaultier e Christian Lacroix, tudo isso apenas para a personagem principal!
O figurino de Emily em Paris sempre despertou polemicas, muitos dizem que as pessoas não se vestem assim, que é exagerado, mas o fato é que a série nos apresenta várias referências de moda, serve para nos inspirar. Mostra que a maneira como nos vestimos é uma forma de expressão, que não existe certo ou errado, e nem um estilo permanente, a gente muda com o tempo, logo, o nosso guarda-roupas também acompanha essas mudanças.
Emily em Paris está disponível na Netflix. Aproveite e dê uma olhadinha no post “As melhores séries com temáticas femininas” lá você vai encontrar outras dicas interessantes de séries.
Comente aqui embaixo se você é do time das pessoas que amam os looks da Emily ou das que detestam.