A escolha dessa data tem a ver com a proximidade das festas de final de ano e férias de verão, período que o volume de doações cai, embora a necessidade por sangue não siga essa queda.
Doar sangue é um ato de amor ao próximo, nada pode substituí-lo e ninguém vive sem. É utilizado por pessoas que passam por cirurgias de grande porte, tratamentos de alguns tipos de câncer, doenças hematológicas e muitas outras.
É sempre bom lembrar que qualquer um de nós pode precisar, ou ter amigos e familiares com essa necessidade, por isso, doar sangue regularmente é um hábito a ser cultivado. Na Europa, 5% da população faz doações frequentes, enquanto no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% têm essa rotina.
Na Europa, 5% da população faz doações frequentes, enquanto no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% têm essa rotina.
Quem pode doar sangue?
Veja abaixo quem pode doar sangue:
- Qualquer pessoa, com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos. Se for menor de 18 deve apresentar o formulário de autorização e cópia da identidade do pai, mãe ou tutor;
- Idosos devem ter feito pelo menos uma doação antes dos 61 anos;
- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Não fumar 2 horas antes da doação;
- Dormir bem na noite anterior – pelo menos 6 horas;
- Quem teve COVID-19 deve aguardar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Indivíduos que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com COVID-19, ou que retornou de viagens internacionais, devem esperar 14 dias antes de doar sangue;
- Alguns medicamentos podem impedir que a doação aconteça, se você faz usa algum, verifique a lista aqui;
- Apresentar um documento válido, com foto e em bom estado.
Quem não pode doar sangue?
- Mulheres grávidas;
- Usuários de drogas ilícitas injetáveis;
- Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos, AIDS, malária, doenças associadas ao vírus HTLC I e II e mal de chagas não podem doar sangue;
- Pessoas gripadas, com febre ou resfriado precisam aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Fake news sobre doação de sangue
Existem algumas fake news sobre doação de sangue, que só atrapalham a causa, por isso, nós vamos desmistificar os principais mitos sobre esse assunto.
Já ouviu dizer que não podemos doar sangue menstruada? Isso é FAKE NEWS. Mulheres podem sim fazer doação durante o período menstrual.
Doar sangue é perigoso, posso pegar alguma doença! FAKE NEWS. Não existe risco de contaminação, pois, todos os materiais são descartáveis. É totalmente seguro.
O sangue doado faz falta para quem doa! FAKE NEWS. Doar sangue não faz falta e não prejudica a saúde do doador. Nosso organismo se recupera naturalmente em até 24 horas após a coleta. Para você ter uma ideia, um adulto possui aproximadamente 5 litros de sangue, em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue.
Quem está fazendo dieta para perder uns quilinhos não pode doar sangue! FAKE NEWS. Se a perda de peso não tiver comprometido a saúde do doador não há nenhum problema.
Como faço para doar sangue?
Para fazer a sua doação de sangue basta procurar o hemocentro mais perto da sua casa, uma busca rápida no Google vai te ajudar nessa missão cheia de amor. Se você for de São Paulo, poderá escolher o local mais conveniente e agendar sua doação diretamente pelo site. É bem simples e prático.
Muitas vezes a gente quer fazer algo pelo próximo e não sabe por onde começar, a primeira coisa que nos vem a mente geralmente é ajudar financeiramente uma instituição de caridade, entretanto, doar sangue não nos custa absolutamente nada, salva vidas e dá aquela sensação boa que acalenta o coração.
Abrace essa ideia e envolva as pessoas ao seu redor nessa bonita causa. Doe sangue.