Antes de tudo, para esse estojo de agulhas, primeiro vamos fazer a parte externa de tapeçaria bordada, juntamente, com o “ponto xadrez”. Esse ponto é utilizado para cobrir áreas grandes, do mesmo modo, deve ser bordado com duas, ou mais cores para destacar o efeito de tabuleiro.
MATERIAL
Talagarça 30x30cm (essa medida, vai depender do tamanho de estojo que queira); 2 cores de lã PARATAPET (cores utilizadas nesse trabalho: Paratapet Lilás e Paratapet Amarelo); Agulha de tapeçaria; Tecido para forro e divisórias 60x60cm (essa medida é o dobro, do tamanho da talagarça); Viés para costura; Cordão.
NÍVEL
Intermediário
PONTOS EMPREGADOS
Ponto Xadrez (Tapeçaria bordada)
EXECUÇÃO DO ESTOJO PARA AGULHAS
1º Etapa – Bordar a Tapeçaria com ponto xadrez:
Com a segunda cor, então, faça um quadrado em 4 carreiras de meio ponto, começando pelo canto superior direito e em seguida, faça um ponto diagonal de 1J para 2I, 1I para 2H, 1H para 2G, 1G para 2F, 1F para 2E. Logo após, comece a carreira seguinte em 3E para 2F, 3F para 2G, repita as carreiras, até completar as 4 carreiras.
De antemão, faça os quadrados intercalando os pontos, bem como até completar todo o espaço da talagarça.
PS. Deixar uma sobra não só em volta da tapeçaria de pelo menos 2cm, mas também, para a costura do forro e acabamento.
2º Etapa – Colocação do viés:
Antes de mais nada, alfinetar o viés rente à tapeçaria em toda a volta, porém, em seguida costure na tapeçaria, (à mão ou a máquina). Separe!
3º Etapa – Forro e divisórias:
Nesse sentido, corte o tecido em duas partes (cada parte deve ter o tamanho da tapeçaria bordada), desde que, um pedaço é para o fundo, por outro lado, dobre ao meio o segundo, assim como, posicione com alfinete na parte de baixo do estojo.
Defina os espaços e divisórias conforme deseje (ex. Agulhas de crochê, tricô, tesoura, etc.) e em seguida, marque com uma caneta fantasminha.
Antes de mais nada, costure um viés na parte de cima do tecido para as divisórias, logo, alfinete na parte do fundo e por fim costure em linha reta as divisórias.
Posteriormente, posicione o forro pronto, logo depois, no avesso da tapeçaria bordada, dobre o viés para dentro, assim, cobrindo e dando acabamento no forro e costure em toda a volta.
Finalmente, costure um cordado do lado esquerdo na parte da frente, porém, com tamanho suficiente para dar duas voltas no estojo.
Por fim, aproveite seu estojo para transportar seus materiais de trabalho, de mesmo modo, além de ser prático, bonito e caber em qualquer bolsa e mochila, foi feito por você.
2 comentários em “Como fazer um estojo para agulhas com Paratapet”
Ótima sugestão, pratica e facil
❤