Se inspira com Sândalo e Cedro! O empreender no crochê de Júlia e Valderez

Júlia nos conta como empreender com crochê com sua mãe e mostra uma linda manta feita com Eco Jeans.
Se inspira

Se inspira

O “Se inspira com fios Pingouin” de hoje é com a Sândalo e Cedro! Empreendimento artesanal da Valderez Buchhorn e da Julia. Mãe e filha que, a partir da paixão pelo tecer, iniciaram em 2014 a marca  Sândalo & Cedro. 

Conheça um pouco sobre a dupla, e se inspire conosco com essa  incrível trajetória sobre empreender com o fazer manual de mãe e filha! E a Julia ainda fez uma manda super aconchegante com nosso fio Eco Jeans para nos inspirar ainda mais!

“O fazer manual é altamente viciante, e o crochê trouxe pros meus dias um potencial meditativo que antes não fazia parte dos meus dias. Mesmo se tornando um trabalho e não mais essencialmente um hobby, consigo usufruir da mais mágica sensação de ver um fio se transformar em uma peça. Aprendi a exercitar a paciência e a olhar com mais generosidade os meus próprios processos. “

Sândalo e Cedro

Sobre a marca Sândalo e Cedro

A Sândalo e Cedro surgiu em meados de 2014. O nome escolhido para a marca, foi obra da Valderez, mãe da Júlia. E tem uma história bem engraçada, a ideia surgiu a partir da leitura da composição  no rótulo de um sabonete!

“Gostei desse nome, sândalo e cedro…
Parece nome de marca. Se um dia tiver
uma marca de tricô e crochê, vou usar.”

Valderez que começou a tecer de fato as peças inicialmente. Começou a fazer alguns gorros, golas e cachecóis pra vender. Júlia, já com sua expertise em marketing e afins, ficou responsável em fazer as fotos desses produtos, publicar nas redes sociais e atender os primeiros clientes. 

Um tempo depois, o inverno acabou e elas decidiram criar uma linha de produtos para casa. Fizeram almofadas, mantas, jogos de mesa etc. Foi nesse momento que a Julia conheceu o fio de malha e se apaixonou. Até então, Júlia não fazia muito crochê, ficava mais na parte administrativa do negócio. 

“Pedi para minha mãe que me ajudasse
a relembrar os pontos básicos e comecei,
bem perdida, mas comecei. E a partir de então,
não parei mais.”

almofada de crochê

 

Entrevista com Julia

A transformação de vendas de produtos sob encomenda para ensino do crochê

“ Com o passar do tempo, começamos a oferecer uma gama maior e diversa de produtos. Vendíamos por encomenda, e isso durou de 2015 a 2017. Foram tempos muito malucos, porque quando o Sândalo realmente começou a crescer, ainda trabalhávamos no “emprego forma de escritório”,  e levávamos o empreender com crochê em paralelo. “  Nos conta Julia

Em 2017, através de lives e vídeos no canal no youtube, a dupla iniciou a jornada de ensino, compartilhando seu conhecimento nas artes manuais. Deram aulas em 3 cursos online e muitos outros cursos presenciais por todo o Brasil, e a loja virtual acabou se transformando em uma escola de crochê. Hoje em dia, já ensinaram crochê para mais de 8 mil pessoas por todo o Brasil!

manta de crochê ecojeans

A Comunidade Crochelícia

Em 2019 publicaram um livro, o primeiro do Brasil sobre crochê em fio de malha, à convite da editora Senac RJ. E neste mesmo ano, também criaram a Comunidade Crochelícia.  Um plano de assinaturas onde criam juntas um projeto que é liberado mensalmente para as assinantes. 

Essa necessidade em criar a Comunidade Crochelícia  partiu tanto das alunas, quanto da Julia e da Valderez em busca de compartilharem mais conhecimento sobre crochê com diversos tipos de fios: de algodão, lãs, finos, grossos e até bouclés.  Afinal, os 3 cursos anteriores eram exclusivos sobre o fio de malha, matéria prima que aliás, o Sândalo foi uma das marcas pioneiras a trabalhar.

“Conhecemos muitas pessoas maravilhosas através desse trabalho e a cada conversa, além do crochê e tricô, nós, como pessoas, também vamos nos aprimorando e evoluindo. O nosso “lema”, se assim posso chamar, é o APRECIE A JORNADA, para fixar na mente de cada aluna que todos nós temos nossas características. Cada um se desenvolve através de um processo diferente e que a pressa em pular etapas pode ser uma ferramenta que te faz pender pro lado da frustração e comparação, muitas vezes. Acreditamos que a beleza do fazer com as mãos está em tecer algo único, com sua história, com suas marcas pessoais, com o seu saber e intenção. É por isso que aprender a apreciar cada etapa do processo e valorizar o trabalho artesanal se faz cada vez mais necessário.

 

Inspira com Julia e Eco Jeans!

 

se inspira com

Essa linda e aconchegante manta foi feita pela Julia, com 9 novelos de Eco Jeans. Para fazê-la é super simples, foi toda trabalhada com o ponto leque, que a Júlia compartilhou conosco a partir da seguinte amostra:

  • Teça 22 correntes (se quiser aumentar, some às 22 sempre de 6 em 6, ou seja: 28, 34, 40, 46 e assim por diante). Entre na terceira corrente a partir da agulha e trabalhe um ponto alto.
  •  Pule 2 espaços e na corrente seguinte trabalhe 2 pontos altos + 1 corrente + 2 pontos altos. 
  • Pule novamente 2 espaços e no seguinte, faça um ponto alto sozinho.
  • Siga intercalando esse “leque” de 2 p.a/corrente/2 p.a. e depois um p.a. sozinho, sempre separados por 2 correntes de base.
  • Finalize a carreira com um “leque”, pule 2 correntes de base e em seguida trabalhe 1 p.a. na penúltima, e outro p.a. na última corrente.

Com essa amostra é possível fazer a manta do tamanho que desejar!

manta crochê

 

Gostou do Inspira com Sândalo e Cedro? Deixe aqui nos comentários outras marcas ou personalidades que você gostaria de ver por aqui!

Feito com Amor, Feito com Pingouin

 

Informações Técnicas

ECO JEANS:  85% algodão e 15% outras fibras/ 100g/ 136m/ Tex 735/ Cartela com 9 cores

À venda nos melhores armarinhos ou no nosso e-commerce.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

15 comentários em “Se inspira com Sândalo e Cedro! O empreender no crochê de Júlia e Valderez”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top