Quadradinho da vovó, o clássico do crochê

Domingo foi dia do quadradinho da vovó, granny square em inglês, um verdadeiro clássico do crochê e campeão absoluto em versatilidade. Com essa técnica simples dá para fazer qualquer coisa, de almofadas a vestidos, sua criatividade é o limite.
Casaco Granny Square

 

Para entrar na onda do granny square, basta crochetar quadrados e depois unir todos eles e formar a peça que quiser.  São rápidos de serem feitos, divertidos e extremamente viciantes.

A complexidade do trabalho é uma escolha de quem faz, é possível utilizar pontos simples ou elaborados. Na realidade, nem mesmo precisam ser quadradinhos, essa técnica pode ser usada para outros formatos como hexágonos, triângulos, flores etc.

O resultado também varia muito, dependendo da espessura da linha e receita utilizada. Possivelmente tanta flexibilidade explique a longevidade do quadradinho da vovó, assim como a memória afetiva, pois, a maioria de nós tem alguma lembrança de peças feitas com essa técnica.

 

Qual a origem do quadradinho da vovó

 

Ninguém sabe ao certo como e onde surgiu a técnica do quadradinho da vovó. Dizem que surgiu nos Estados Unidos na época da depressão econômica em 1929, momento de crise em que as matriarcas passaram a utilizar toda sobra de linha existente para tecer mantas e roupas. Está muito relacionado a esse país, provavelmente seja por isso que na Europa ele também é chamado de crochê americano.

Entretanto, o granny square é mais antigo, já foi encontrado referências a ele na Inglaterra Vitoriana, no século XIX.

Na década de 60, o movimento hippie, que rejeitava o consumo em massa em prol de produtos artesanais, incorporou e popularizou o quadradinho da vovó ao seu estilo de vida, suas formas coloridas apareciam nas roupas, bolsas e almofadas, transformando-o em tendência de moda e decoração.

 

Cores extravagantes

 

Como originalmente era feito com sobras de linhas, os trabalhos de quadradinho da vovó eram muito coloridos e alegres, muitas vezes vinham acompanhados de uma borda preta que unia todos eles, criando um padrão típico.

Entretanto, não há regras, o céu é o limite!

Nós publicamos recentemente uma receita linda de um casaco granny square, feito com o fio flash que é um espetáculo de cor e estilo.

Casaco Granny Square

Você gosta de fazer quadradinho da vovó?

Conta pra gente que tipo de trabalho você já fez usando essa técnica?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

1 comentário em “Quadradinho da vovó, o clássico do crochê”

  1. Faço mantas infantis e necessaires… inclusive sou voluntaria num grupo da minha cidade que faz as mantas para crianças recem nascidas no hospital universitario local ( sou da cidade de Jundiai)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top