Como fazer um incrível painel de macramê

Quer fazer um painel de macramê incrível? Então, veja o passo a passo para concluir esta peça maravilhosa feita com o nosso fio queridinho: o Macramê. Bora!
painel de macramê
Painel de macramê lindo da @vitalnayah tecido com o fio Macramê  pra você. Vamos lá?
 

TAMANHO

Largura 52 cm / Altura 78 cm
 
 

Nível

Intermediário
 
 

MATERIAL

3 novelos do Fio Macramê

Um bastão de madeira ou bambu 
Tesoura

 

PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS

Bolsa feita em nó quadrado e finalizar com nó de envolver

nó painel de macramê

Nó quadrado / Nó festonê

 

 

EXECUÇÃO DO PAINEL DE MACRAMÊ

Essa é a parte escrita do painel de macramê que acompanha um vídeo passo-a-passo que será postado no IGTV da @fiospingouin no dia 30/01.

Corte as seguintes metragens e quantidades de fios:

  • 1 fio de 1,5 metros
  • 28 fios de 1 metro
  • 16 fios de 3 metros
  • 8 fios de 4 metros
  • 60 fios de 80 centímetros

Inicie colocando o fio de 1,5 m no bastão

Deixando um intervalo de espaço prenda 2x, como na imagem. Dentro desse intervalo, adicione os fios de 1 m. Dobre cada fio pela metade. Adicione os 28 fios e ajuste os nós do fio inicial para que todos os fios da franja fiquem colados.

Com o fio base (de 1,5m) que ficou no começo, “trave” com um nó festonê para que o peso da franja não ceda.Deixando 12 nós de cada lado, ou 24 fios. Trabalhe com os 4 nós centrais, ou 8 fios centrais. Com nós festonês inicie um desenho de losango.

Para fazer a parte central do losango, intercale os fios de dentro, trançando-os (para melhor visualização, acompanhe o vídeo PAP). Repita o desenho 2x, os restantes dos fios que sobram, solte as para dar um volume no desenho.

Adicione os fios de 3m, 4 de cada lado do trabalho central executado. Repita o desenho do losango, iniciando pelo lado direito. Repitir o losango por 6x o processo para o outro lado. Sempre espelhando o desenho do nó, do lado esquerdo começamos a laçar o festonê para direita, agora comece pela esquerda. Una os 2 lados com mais 1 losango central. Adicione os outros fios de 3m. Distribuindo 4 nós para cada lado.

Vamos trabalhar esse grupo com festonê na diagonal

Cruzando todos os fios e fazendo zig-zag. Repita o processo espelhando as laçadas. Do lado esquerdo comece como desenho para direita. E, do lado direito, comece o desenho para esquerda.

Una os 2 lados com um nó festonê. Vamos ficar com o trabalho assim:

Faça mais uma linha de festonê, dessa vez unindo os lado. A partir das próximas linhas, vamos pular sempre o primeiro fio para iniciar a linha de desenho em festonê.  Dessa maneira, criamos um efeito de “seta” para baixo. Use os fios de 80 cm para preencher com franjas os espaços do desenho zig-zag. Cada espaço cabe  10 nós de  franjas.

Complete todos os espaços do desenho. Adicione os 8 fios de 4 m, colocando 4 de cada lado do trabalho. Mantenha a mesma tensão de nós para todas as etapas. Faça 4 nós quadrados iniciais. Siga na segunda linha com 1 nó quadrado, intercalando o desenho. E continue por essa sequência. Faça a sequência de carreiras intercaladas por 53 vezes, terminando na carreira com 2 nós quadrados.

Repita o processo para o outro lado. Una as 2 partes no centro com um nó quadrado. Abaixo do nó central, complete a linha da carreira que se formou ao unir as partes com 2 nós quadrados logo abaixo do central. Formando assim uma linha de carreira com 4 nós quadrados. 

A partir daqui, faremos reduções. A carreira abaixo, faremos 3 nós quadrados. Mais uma redução, fazendo uma carreira com 2 nós quadrados. Mais uma redução com uma carreira de 1 único nó quadrado. Formando o desenho de bico para baixo.

Apare os fios, de maneira que siga com o desenho de triângulo invertido do trabalho. Desfie as franjas para dar efeito de mais volume no painel.

 

EBOOK PAINEL DE MACRAMÊ

Pegue a sua receita grátis desse painel de macramê. Faça download do eBook para ver todas as fotos do processo.

Baixe aqui a receita!

Preencha os dados abaixo para fazer o download da receita e se cadastrar em nossa lista de e-mails.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

4 comentários em “Como fazer um incrível painel de macramê”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top