Mesa posta, para cultivar bons momentos

Você já percebeu que de uns tempos pra cá essa história de mesa posta dominou as redes sociais? Uma prática que não tem a ver com sofisticação, mas sim com zelo e carinho. Reunir pessoas queridas à mesa é uma ótima oportunidade para cultivar bons momentos, quando decoramos com capricho, demonstramos afeição com aqueles que vão partilhar o alimento conosco, fazemos com elas se sintam especiais. Quem é recebido com uma linda mesa nunca se esquece, por isso faz tanto sucesso.

Podemos montar uma mesa linda usando o que temos em casa, basta um pouco de criatividade que conseguimos efeitos incríveis. Preparamos uma lista com as peças essenciais para quem quer começar nesse universo da mesa posta, vamos falar de como posicionar cada uma delas e, pra fechar com chave de ouro, selecionamos algumas receitas gratuitas de sousplat feitos em crochê, para adicionar uma boa dose de afeto e beleza à sua refeição.

Peças essenciais para uma bela mesa posta

Antes de ir às compras dê uma boa olhada em tudo que você tem em casa, descarte peças quebradas ou “solteiras”. Se tiver valor afetivo, dê novas utilidades para ela. Xícaras sem par podem virar lindos vasinhos de suculentas, bules viraram porta colheres de cozinha e assim por diante.

Feito isso, tente comprar peças que combinam com as que você já tem. Para isso, nada melhor que louças brancas, curingas e fáceis de repor.

Caso tenha aqueles jogos bonitos, guardados para ocasiões especiais, utilize! Você e sua família merece esse capricho.

Para quem vai começar do zero a nossa dica é também comprar louças brancas, pois, elas oferecem inúmeras vantagens. São elegantes, neutras e combinam com diversos acessórios. Com elas dá para fazer composições que abrangem praticamente todos os estilos, do clássico ao rústico, nenhuma outra cor é páreo para ela.

Itens essenciais para mesa posta

Abaixo estão os itens essenciais para criar mesas postas perfeitas para diversas ocasiões:

  • Pratos rasos – são os mais utilizados.
  • Pratos de sobremesa – que servirão para entrada, café da manhã e da tarde;
  • Xícara de chá – para café da manhã ou no café da tarde, uma peça muito versátil;
  • Taças ou copos transparentes – para servir água ou suco, usado em todas as refeições;
  • Talheres de inox – tem um bom custo-benefício, são fáceis de combinar e fáceis de repor, caso necessário. O ideal é que o seu jogo de talheres contemple faca, garfo e colher de mesa e de sobremesa, que são os mais usados. Os garfos e facas de sobremesa poderão ser utilizados para a entrada.

Depois, com o tempo você pode adquirir outros itens para deixar a sua mesa ainda mais bonita. Como essas peças são neutras, você poderá fazer combinações infinitas mudando os outros acessórios como toalha, jogo americano e sousplat.

Como montar a mesa posta

A disposição clássica pede que as facas (de entrada e prato principal) e a colher de sopa fique no lado direito do prato; garfos (de entrada e prato principal) à esquerda e os talheres de sobremesa acima do prato. Sendo que, na hora de utilizar comece pelos talheres fora.

As taças devem ficar ao lado direito, disposta conforme o tamanho. Sendo assim, a mais próxima do prato é a de água, seguida da de vinho tinto e do vinho branco. A de espumante fica atrás dos outros. O guardanapo pode ficar na lateral ou sobre o prato.

Entretanto, essa arrumação pode ser muito mais simples, se não for servir entrada e nem sopa, basta colocar apenas o garfo e a faca. Se não tiver vinho, coloque apenas o copo de água, não seja refém dessas convenções, o mais importante é sua família e convidados ficarem à vontade e aproveitarem o momento.

Para que serve o sousplat

Sousplat é um objeto decorativo que dá aquele toque especial. Ele também ajuda a proteger a mesa do calor do prato. Pode ser utilizado sozinho ou por cima da toalha de mesa, ou até mesmo sobre o jogo americano. Para um bom efeito estético, quando for usar com o jogo americano, garanta que o sousplat tenha a circunferência menor, com espaço suficiente para colocar todos os talheres em volta.

 

Receitas de sousplat em crochê

Para criar lindas mesas postas nada melhor que sousplat em crochê, dá um toque de afeto e criatividade e é mais uma forma de demonstrar carinho nesse momento sagrado de partilha.

A primeira opção é uma receita de sousplat em crochê simples e delicada, feita com o fio Bella. É perfeita para um chá da tarde com as amigas, acompanhado de conversas e risadas.

Sousplat de crochê

O sousplat flor de cacto é uma opção charmosa e diferente, vai arrancar suspiros dos seus convidados. Foi feito com o fio Bella Fashion.

Sousplat flor

Sousplat de crochê azul, para uma mesa mais serena e criativa. Essa receita gratuita foi feita com os fios Bella e Bella Fashion

Sousplat de crochê

O sousplat Moscou esbanja elegância. Uma receita ideal para quem gosta de preparar mesas postas sofisticadas! Feita com os fios Bella e Brisa Star que possui um leve brilho metalizado.

Lugar Americano

Também temos a opção de fazer uma mesa posta completa, para isso, está disponível em nosso e-commerce um Kit muito legal para crochetar um jogo composto de sousplat, porta copo e porta guardanapo. Esse kit sousplat vem com todos os materiais necessários para execução do projeto, além de receita e QR code do vídeo com o passo a passo.

Se a ideia é fazer uma mesa posta cheia de propósito, a receita do jogo americano usando a técnica de fio conduzido é ideal, feita com o EcoJeans, um fio reciclado a partir das sobras de jeans da indústria têxtil.

jogo americano

Escolha uma dessas opções e faça uma linda mesa posta para a sua família, se precisar de inspiração para preparar uma comida gostosa, dê uma olhada em nossas receitas culinárias. Não deixe de celebrar esses momentos, comer em família é um privilégio, merece ser reverenciado.

bolo de laranja

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

2 comentários em “Mesa posta, para cultivar bons momentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top