Jogo americano cuscuz– Crochê conduzido – fio Ateliê

Quem é que não conhece cuscuz? Em homenagem a esse prato maravilhoso típico nordestino, confira a receita gratuita de um jogo americano em crochê conduzido
crochê conduzido

Você sabia que o cuscuz é um alimento tradicional em diversos outros países como: Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia? A Unesco, reconheceu a importância das práticas de consumo na formação cultural das regiões e, declarou em 2020, o nosso querido cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Algumas pessoas podem até não gostar muito de cuscuz, mas precisamos reconhecer que assim como o artesanato em geral, consolida laços de comunidade sendo o conhecimento do seu fazer, transmitido de geração em geração, revelando tradições e histórias.

Com isso, a Carol do @meiofio_, teceu essa linda homenagem com o fio Ateliê, um fio 100% algodão, super versátil e incrível para crochê conduzido. A técnica junto com o fio ateliê, resulta em peças mais estruturadas, ótimas para decoração.
Você já conhece a gama de cores vibrantes dessa linha? Para o projeto usamos: branco 9001, amarelo 9289 e vermelho 9501.

Somente a cor branca utilizamos o novelo inteiro, 200gr. As demais cores utilizaremos 50% do fio amarelo e 20% do fio vermelho.

Crochetado em agulha nº 3. Adapte o tamanho da agulha conforme a tensão do seu ponto. Resultará em uma peça de aproximadamente 50x35cm.
Este é um projeto em ponto alto centrado. A escolha por fazer centrado garante um melhor alinhamento para leitura das palavras.

Veja na foto que a diferença é onde entramos em cada ponto.

crochê conduzido

Para a leitura do gráfico em fio conduzido, considere cada retângulo um ponto alto:

grafico crochê conduzido

Esse projeto é ideal se você está começando na técnica de condução de fios. Faça franjas dos dois lados, assim, você poderá tecer carreira a carreira sem virar, cortando a cada uma.  Deixe bastante fio no fim e no começo já fazendo a vez da franja e sem passar horas em arremates. Por fim, corte as franjas de forma alinhada e complete se desejar um volume de fios maior.

DICA: Crochetar somente pela frente facilita a leitura do gráfico e concentra a sua atenção para não aparecer a cor conduzido na parte frontal. Experimente!

Sabemos que nas primeiras carreiras trabalhamos somente uma cor. No entanto, para manter a tensão uniforme no seu trabalho é importante que conduza outro fio, que chamaremos de “alma” desde o inicio. Após a carreira base, de correntinhas.

crochê conduzido

Se a marcação, conhecida como sombra, recorrente da técnica de condução te incomoda, você pode optar por suavizar carregando, nessas carreiras, o fio “alma” da mesma cor que o fundo.  Arremate e troque a cor do fio alma quando iniciar a carreira que possui a segunda cor.  

Carregue o fio “alma” na cor das palavras desde o inicio.

A técnica de fio conduzido consiste em trocar de cor antes da finalização do ponto anterior.

Quando você estiver com duas laçadas na agulha (durante a montagem do ponto alto), lace no novelo a cor nova (palavra), que já estará em condução desde o começo da carreira. Finalize o ponto passando pelas duas laçadas da agulha, resultando em uma laçada da cor nova na agulha.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top