Dia do artesão, um dos ofícios mais antigos da humanidade

Hoje é dia do artesão, um ofício tão antigo quanto a origem do homem, que polia pedra para produzir seus objetos do dia a dia, depois passou a fabricar cerâmicas, com o tempo desenvolveu técnicas de tecelagem das fibras e, por aí vai. Para você ter ideia, os objetos artesanais mais longevos que se tem registro, são datados de 6.000 anos a.C.
Bolsa crochê fio conduzido - Artesão tá on - Fio Bella
Bolsa crochê fio conduzido – Artesão tá on – Fio Bella

A escolha da data 19 de março é cheia de simbolismo cristão, foi eleita porque esse é o dia de São José, pai de Jesus Cristo. A Bíblia usa o termo “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para designar o ofício de marcenaria, por isso, São José se tornou padroeiro de todos os artesãos e artesãs.

Aqui no Brasil, não podemos esquecer de reverenciar os primeiros artesãos: os índios. Dominavam técnicas de cestarias, cerâmicas, plumarias e pigmentações naturais. Eles construíram a base de conhecimento que se perpetuou até hoje. Posteriormente, com a chegada dos portugueses e escravos africanos, essa arte recebeu novas influências, se misturou, assim como a população brasileira, e virou algo original com a nossa identidade de povo.

 

A importância do artesanato

Muito mais que operários das artes manuais, os artesãos contribuem para manter a cultura e o folclore local. Cada região tem a sua identidade que se manifesta através do artesanato, as técnicas, cores e materiais, refletem acontecimentos históricos e costumes. São saberes que passam de geração a geração, mantendo o repertório de tradições de cada lugar.

No Brasil o cenário artesanal é muito diversificado, tanto em técnicas, estéticas, quanto em materiais, encontramos cerâmica, tecelagem, palha, madeira, barro, entre muitas outras matérias-primas. Elas ajudam a manter nossos costumes, mas acima de tudo, mantém a renda de milhões de brasileiros.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia, além de movimentar em média R$ 50 bilhões por ano e sustentar 10 milhões de brasileiros.

 

Profissão artesão

Desde 2015 a profissão de artesão foi regulamentada pelo governo através da Lei 13.180 que inclui também formas de incentivos governamentais à prática dessa atividade.

 

Para quem está começando, saiba que essa é sim uma profissão muito rentável, como todas as outras tem desafios, exige constantes atualizações, mas é muito gratificante conseguir sustento através do artesanato. Ver outras pessoas admirando e consumindo o trabalho feito pelas nossas mãos com a nossa energia e afeto é um bônus desse ofício.

No início pode ser um pouco desafiador, mas não desista, se inspire nas histórias de sucesso de outras artesãs e artesãos, como os da Comunidade de Parceiros do Ateliê Pingouin. Assista as nossas lives Jornada de Empreendedorismo, no Instagram, com a @paula.piegas, mentora de negócios artesanais, por lá você vai adquirir conhecimentos e trocar experiências com outras pessoas que estão na mesma jornada.

Se a sua praia é tecer, aqui em nosso site e no Youtube, compartilhamos dicas, tendências e receitas incríveis para te inspirar. Além disso, existem várias ONGs e instituições que dão suporte aos artesãos, como a Artesol, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, presente em de todo o território nacional, atua como um centro de pesquisa, apoio, reflexão e de formação para políticas públicas.

Existe também o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), cujo objetivo é desenvolver e valorizar o artesão. Por lá é possível se inscrever no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (SICAB) e ter acesso às políticas públicas, como:

  • Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais;
  • Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato;
  • Acesso a incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados);
  • Isenção do ICMS na comercialização dos produtos;
  • Facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais);
  • Acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA);
  • Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Para quem é artesão e artesã, o nosso mais sincero parabéns e desejos de muito sucesso e prosperidade. E para quem não é, incentive a produção artesanal, compre peças feitas pelas mãos de outras pessoas, valorize o artesanato.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top