Crochê na decoração – Da capa de liquidificador à Casa Cor

O crochê sempre fez parte da decoração, desde os tempos que as moças prendadas crochetavam seus enxovais, repletos de toalhinhas e panos de pratos com biquinhos. Ultimamente, o crochê caiu no gosto dos decoradores e ano após ano vem marcando presença no portfólio de lojas badaladas e, em diversas edições da Casa Cor, maior evento de decoração e arquitetura das Américas.

A relação das artes manuais com a decoração é parte da nossa cultura, nos tempos de vovó era quase uma obrigação fazer capas de crochê para todo tipo de coisas, como liquidificador, botijão de gás, garrafa térmica e filtro de água. A cozinha, sempre organizada, tinha caminhos de mesa, toalhinha no fogão, passadeiras e tapetes, tudo em crochê ou costurado e bordado pela dona da casa.

Na realidade, esse costume de fazer capas e conjuntos de crochê para casa, ainda é muito popular fora dos grandes centros urbanos, onde a vida passa com mais tranquilidade e as pessoas têm tempo para se dedicar as pequenas amenidades.

 

Crochê divertido na internet

Na internet, espaço em que nada passa despercebidos, já apareceu todo tipo de objetos feitos em crochê, muitos brincando com essa ideia de colocar capa nas coisas. Algumas peças são deliciosamente engraçadas.

Crochê nos conecta com as nossas raízes

Há uma forte movimentação a favor de uma decoração mais afetiva, que nos conecta com as nossas raízes, despertando a sensação de acolhimento e aconchego, como uma xícara de café com bolo quentinho. Nesse contexto, os renomados decoradores foram buscar referências nesse estilo kitsch de decorar a casa usando crochê. Uma forma às vezes exagerada, devido à grande quantidade de peças crochetadas, mas que tem tudo a ver com esse sentimento de conforto familiar.

A partir dessa ideia, fizeram uma releitura da técnica e começaram a utilizar dentro de uma proposta mais minimalista. Não só o crochê passou por esse processo, mas o tricô, macramê e vários outros tipos de trabalhos artesanais voltaram com tudo na decoração das casas.

Fernanda Rubatino – Quarto La Vie – Casa Cor SP 2021

 

Essa tendência ganhou ainda mais força na pandemia, quando a nossa casa passou a ser o único lugar seguro no mundo. Nos despertou a necessidade de ter um lar confortável, com objetos que fizessem sentido para nós, que transmitissem carinho e refletissem as nossas origens. Dentro desse cenário, as artes manuais ganharam força, muitas pessoas resgataram esse hobby, outras passaram a comprar peças prontas de outros artesãos, valorizando o assim o trabalho artesanal.

Gregory Copello – Quarto Noah – Casa Cor 2021 

 

Sabemos que não há limites para usar o crochê na decoração, ele está presente em almofadas, tapetes, mantas, até mesmo nas paredes. Tem gente que até transformou o crochê em obras de arte, como a Anne Galante e o Thiago Rezende.

Se você é do tipo que decora a casa com jogos de toalhinhas e capas de crochê nos eletrodomésticos, ou faz a linha contemporânea, isso não importa, cada pessoa tem o seu modo de vida e uma forma particular de se expressar. A casa reflete a personalidade das pessoas que vivem ali e contam um pouco sobre suas histórias. Não é mesmo?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top