Como montar um guarda-roupa inteligente

Sabe aquela sensação de abrir o armário abarrotado de roupas e, achar que não tem nada pra vestir? A maioria de nós já teve esse sentimento, isso acontece porque tendemos a comprar por impulso, sem analisar a versatilidade das roupas que adquirimos. Soma-se a isso o irresistível apelo da moda efêmera e, o cenário está completo. Por isso, hoje vamos te mostrar como montar um guarda-roupa mais inteligente, composto de peças atemporais, capazes de criar looks incríveis.

Por incrível que pareça, o segredo para um guarda-roupa inteligente e atemporal é ter poucas peças, mas elas devem ser escolhidas a dedo, itens curingas que nos permitem várias combinações diferentes, multiplicando as nossas possibilidades.

Possuir poucas e boas peças tem outras vantagens: traz mais funcionalidade para o seu cotidiano, afinal, você conseguirá se arrumar em menos tempo, economia de dinheiro, além de uma atitude mais sustentável, o que é muito importante para o planeta.

 

Armário cápsula x Armário Inteligente

Você já ouviu falar de armário cápsula? Essa ideia foi lançada pela americana Caroline Rector, do blog Unfancy, que propõe um guarda-roupa formado por apenas 37 peças, todas altamente versáteis, que combinam entre si e garantem looks adequados a qualquer situação, basta usar a criatividade. Um conceito que flerta com o minimalismo e sugere uma postura menos consumista e mais ecológica.

O armário cápsula se popularizou há alguns anos e ganhou muitas adeptas. O problema é que com o passar do tempo, as pessoas começaram a enjoar e achar esse formato um pouco sem graça, pois, as peças são muito básicas. No caso do guarda-roupa inteligente, a ideia é ter um equilíbrio entre os itens curingas da cápsula, com os da última estação.

 

Armário Inteligente e atemporal   

Quanto maior a quantidade de peças fashion e diferentonas, mais difícil é fazer combinações. Por isso é importante criar uma harmonia entre os clássicos e o que está na moda.

Um armário inteligente e atemporal é formado por peças curingas, que permitem múltiplas combinações, juntamente com alguns poucos itens da última tendência. Dessa forma, sem muita rigidez, é possível criar looks cheios de personalidade e estilo.

 

8 Passos para montar um guarda-roupa inteligente

Passo 1

Fazer uma boa triagem no armário. Separe as peças que não te servem mais; que não tem a ver com o seu estilo; as duplicadas, ou seja, com cores e modelos parecidos; e por último, aquelas que você não usa há mais de 6 meses.

Feito isso, doe essas peças para uma instituição de caridade ou venda em sites de desapego com Enjoei e Repassa, por exemplo.

 

Passo 2

Organize seu armário por categoria (blusas, saias, vestidos etc.) agrupando por cor. Isso vai te ajudar muito na hora de combinar as roupas, além de contribuir para você se arrumar mais rápido.

 

Passo 3

Tenha peças de cores neutras, mas também acrescentes algumas com as tonalidades que você gosta. Quanto as estampas, aposte nos padrões clássicos que nunca saem de moda e são fácies de combinar, como listas, xadrez e poás. Se você curte os florais, inclua ele também, apenas não exagere na quantidade de itens com essa padronagem e, tenha certeza de que ele combina com as outras peças que você já tem.

 

Passo 4

Não existe um guarda-roupa ideal, ele varia conforme os hábitos de vida de cada um, clima da região onde vive e estilo pessoal. Portanto, analise o tipo de roupa que você precisa ter, se seu trabalho exige algo mais formal ou despojado, se você necessita de peças que privilegiem o conforto, tudo isso é importante na hora de escolher o que vai ficar no seu armário.

 

Passo 5

Adquira roupas que tenham o seu estilo. Você gosta mesmo daquela peça, ou quer ter por que está na moda? Não adianta nada comprar a blusinha da última tendência, se você não se sente bem com ela! Será dinheiro jogado fora.

 

Passo 6

Escolha peças que combinem com pelo menos mais duas outras que você já tem, dessa maneira você aumenta as suas chances de criar visuais diferentes. Essa regra serve para todas as categorias de roupas e acessórios (vestidos, calças, shorts, bolsas, sapatos etc.).

 

Passo 7

Para garantir um mix perfeito entre peças atemporais e trends, trabalhe com a seguinte proporção: para cada três blusinhas básicas, tenha uma diferentona.

 

Tenha mais peças para parte de cima do corpo (camisetas, camisas, casaquinhos etc.), pois, elas ficam mais visíveis do que as de baixo (calças, saias, vestidos e macacões). Considere a proporção de 3 a 5 partes de cima para cada parte de baixo.

 

Passo 8

Invista em qualidade, adquira boas peças, aquelas que possuem bom caimento e são bem-acabadas. Elas vão durar muito tempo e você ficará mais elegante.

 

Peças atemporais que não podem faltar em um guarda-roupa inteligente      

Fizemos uma curadoria das peças atemporais que vão garantir que você tenha um guarda-roupa mais inteligente e muito versátil.

Calça jeans – dispensa apresentações!

 

Calça preta – jeans ou alfaiataria, depende do estilo de cada pessoa.

 

Shorts jeans – sempre presente no verão e meia-estação.

 

Saia básica lápis midi – fica linda com salto ou com tênis e camiseta.

 

Camisa branca básica – vai ao trabalho em um look executivo, mas também permite criar composições despojadas para o final de semana.

 

Camiseta básica de cor neutra – prática e fácil de combinar.

 

Jaqueta de couro preta – nunca sai de moda.

 

Jaqueta jeans – uma peça que permite muitas combinações.     

 

Cardigan de tricô – confortável, cabe na bolsa e rende bons looks

 

Blazer – escolha um modelo básico e com bom caimento. É perfeito para um visual executivo, mas também vai bem com calça jeans e camiseta, shorts e vestido.

 

Trench coat – casaco estiloso para os dias frios.

 

Vestido preto – o pretinho básico que todas conhecemos bem!  

 

Tênis branco – combina com tudo e garante conforto.

 

Scarpin preto – para nos socorrer quando aparece um evento formal inesperado.

 

Acessórios – Invista em acessórios como, bolsas, cintos, colares etc., são capazes de mudar completamente o estilo de um look.

 

Viu só como é possível diversificar suas opções com poucas peças? Dessa forma você evitará gastos desnecessários, fará escolhas mais conscientes e estará sempre bem-vestida.

O que achou da ideia de ter um guarda-roupa inteligente?

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top