Como aproveitar a Black Friday sem cair em armadilhas

Desde o começo do mês que o comércio está agitado, nossas caixas de e-mails já começaram a encher de ofertas, mas sabemos perfeitamente bem que no meio dessas promoções tem muita “Black Fraude”, não é mesmo? Hoje, nós, da Fios Pingouin, vamos dar algumas dicas para você aproveitar a black Friday, sem cair em armadilhas. Para quem é empreendedora, mostraremos algumas formas de lucrar nesse momento de euforia!

A Black Friday surgiu nos EUA com intuito de liquidar os estoques e aquecer as vendas para o Natal. Por lá, as promoções são tão boas que é comum as pessoas dormirem nas portas das lojas para aproveitar as ofertas. Originalmente, ocorre na sexta-feira após o feriado americano de Ação de Graça; esse ano cairá no dia 26.

Chegou aqui por volta de 2011, desde então, vemos as mais variadas formas de Black Friday (mês inteiro de black friday, semana black friday, esquenta back friday, e por aí vai), são tantas opções que ficamos quase loucas!

Fuja das promoções “TUDO PELA METADE DO DOBRO”

Todos os anos vêm à tona as promoções “furadas” do tipo “TUDO PELA METADE DO DOBRO”! Para evitar que isso aconteça com você, preparamos uma lista com 5 dicas infalíveis para levar vantagem nessa fase de boas oportunidades.  

1 – Compre apenas o que você precisa

Não compre algo só porque você acha que está barato. Quando adquirimos o que não precisamos corremos o risco de não usar. Vale a pena fazer uma lista, isso vai te ajudar a manter o foco e evitar compras por impulso.

2 – Pesquise o preço com antecedência

É importante saber qual o preço real do que você precisa comprar, dessa forma poderá escolher as melhores promoções. Caso pretenda fazer alguma aquisição na Black Friday, comece pesquisando agora.

3 – Cuidado com as letras miúdas

Leia com atenção o anúncio da promoção e evite surpresas desagradáveis. Por exemplo, muita gente vai aproveitar esse período para comprar passagens aéreas, mas lembre-se que a pandemia não acabou, pode ser que seja necessário remarcar a data da viagem, será que a promoção oferece essa possibilidade? Qual o período de validade das passagens? Quais as taxas extras envolvidas? Esse cuidado vale para qualquer outra coisa que você for comprar.

4 – A loja é idônea?

Antes de finalizar a compra verifique a idoneidade da loja em sites do tipo Reclame Aqui e Procon. Veja quais as reclamações recebidas e como ela lida com essas questões.

5 – Prazo de entrega e valor do frete

Muitas vezes a promoção é boa, mas o frete é exorbitante, então fique atenta a esse detalhe importante antes de compra. Verifique também se o prazo de entrega atende a sua necessidade.

Black Friday para empreendedores

Se você é uma artesã empreendedora, utilize a Black Friday a seu favor. Essa é uma boa oportunidade para agitar seu negócio!

1 – Movimente seu estoque

Você poderá utilizar a Black Friday para movimentar seu estoque, oferecendo bons descontos para vender peças que estão paradas. É melhor você ganhar um pouco menos e vender, do que ficar com estoque parado. Esse é o momento de renovar a coleção para o verão. Aliás, você já leu o post sobre as roupas que vão bombar na próxima estação? Aproveite e veja as nossas receitas de crochê, receitas de tricô e amigurumi.

2 – Analise se vale a pena vender na Black Friday

Antes de queimar o seu estoque, analise se realmente vale a pena para o seu negócio entrar nessa onda. As pessoas esperam descontos agressivos nessa ocasião, será que você consegue reduzir o seu preço e ainda ter lucro? Se não valer a pena, não faça!

A @paula.piegas fez uma live em nosso perfil do Instagram com os prós e contras de vender na Black Friday, uma aula imperdível!

3 – Se vale a pena, divulgue com antecedência

Se você analisou direitinho e decidiu que vale a pena vender na Black Friday comece a divulgar com antecedência, gere expectativa para que as pessoas fiquem ligadas e adquiram assim que você colocar a promoção no ar.

4 – Conquiste novos clientes

Essa é uma oportunidade de conquistar clientes novos, que serão atraídos pelos descontos extras. Por isso, além de promoções arrebatadoras, capriche no atendimento para fidelizar essas pessoas.

5 – Adquira matéria-prima

Esse é um ótimo momento pra fazer boas compras como agulhas, fios, cursos e insumos de uma forma geral. Isso é muito importante, pois comprar bem impacta no custo do seu artesanato e, claro, no seu lucro final.

Esperamos que esse post tenha ajudado a planejar a sua Black Friday, sendo consumidora ou empreendedora, o importante é fazer bons negócios.

Comente aqui embaixo a sua opinião. E se esse conteúdo foi útil pra você compartilhe!

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top