Árvore de Natal, uma tradição cheia de simbologia

A arvore de Natal é um elemento tão presente nessa época do ano que passou a ser o ícone máximo do final de ano. Lindas, cheias de ternura e carregam toda a personalidade dos moradores de uma casa, por isso são únicas. Você já se perguntou sobre a origem e a simbologia da árvore de Natal?

Por incrível que pareça sua origem é pagã! Nas vésperas do solstício de inverno (21 de dezembro), civilizações antigas que viviam na região dos países bálticos, costumavam levar pinheiros para dentro de suas casas e os enfeitavam de forma muito parecida com o que fazemos atualmente.

Para algumas dessas culturas ancestrais, as árvores que ficavam verdes durante o ano todo, inclusive no inverno, como é o caso do pinheiro, eram símbolos de prosperidade.

Não para por aí! Os gregos decoravam pinheiros com enfeites e sinos, como oferenda ao deus Átis. Os romanos enfeitavam árvores para honrar Saturno, deus da agricultura. Esses são só alguns exemplos, muitas outras culturas antigas de alguma forma tinham um costume parecido.

Como o pinheiro virou uma tradição natalina

Thor, um dos mais importantes deuses da mitologia nórdica era representado por um carvalho. Certo dia, São Bonifácio encontrou pessoas realizando uma cerimônia ao pé de um carvalho. Para convencê-los de que aquela árvore não era sagrada, ele a cortou e aproveitou o momento para convertê-los ao cristianismo.

São Bonifácio costumava usar o pinheiro, que tem o formato triangular como a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), para representar o sagrado, substituindo dessa maneira o carvalho, tão cultuado pelos nórdicos.

Com o passar do tempo, na medida que o cristianismo crescia na Europa, o pinheiro foi incorporado a tradição natalina. Existem muitas versões e controvérsias sobre como a árvore de Natal se transformou no que conhecemos hoje, mas o importante mesmo, é que adoramos decorá-la!

Os enfeites são carregados de significados

bolinhas de natal

Cada enfeite que usamos no pinheirinho tem um significado, você sabia disso?

As bolinhas representam os frutos da árvore e personificam os nossos desejos (como amor, prosperidade e alegria). Independentemente da cor ou tamanho, elas dão vida à decoração.

Em nosso e-book natalino tem receitas de bolas de Natal feitas de amigurumi, são ótimas alternativas aos enfeites industrializados tradicionais.

De acordo com a tradição cristã, os três Reis Magos seguiram a Estrela de Belém para encontrar o local de nascimento de Jesus. Por isso, é muito comum decorar a árvore de Natal com uma estrela no topo, ela representa o próprio Cristo, considerado a estrela guia da humanidade.

Amigurumi de natal

Para aprender a fazer este lindo varal de estrelas em crochê, que vai deixar a sua árvore maravilhosa, veja a receita gratuita aqui.  É feito com Pingouin Bella e Brisa Star, fios que possuem um brilho apaixonante, além disso, ele é fácil de fazer!

As velas, assim como as luzes natalinas, com suas cores, formatos e efeitos que tanto nos encantam, representam a luz do nascimento do menino Jesus e a chama de nossa fé. Legal né?

Você sabia dessas curiosidades?

Acompanhe as nossas postagens nas redes sociais, estamos publicando lindas receitas natalinas por lá. Se está pensando em fazer uma decoração Natalina artesanal e cheia de afeto, veja o nosso post sobre esse tema.

Posts Recentes

Siga nossas redes

Categorias

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top